Vagas noturnas do vestibular da UFPR crescem 85%

No próximo domingo (16/11), 43.509 candidatos disputam 5.204 vagas no vestibular da UFPR —27% a mais do que no ano passado.

Das 1.105 novas vagas em disputa, 829 (75%) são noturnas. As novas vagas estão distribuídas em 21 novas opções de cursos, 15 delas no período da noite.

Do total de candidatos inscritos, aproximadamente 30% declararam trabalhar em período integral ou parcial, dado que revela a necessidade das novas opções de horário.

A ampliação de cursos noturnos é uma diretriz do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), executado pelo Ministério da Educação.

Ensalamento

Os candidatos ao vestibular da UFPR devem imprimir até as 14 horas de sábado (15/11) o comprovante de ensalamento da primeira fase do processo seletivo.

Disponível no endereço www.nc.ufpr.br, o documento será exigido para o acesso dos candidatos aos locais de prova. A entrada dos alunos será permitida das 13h às 13h30, quando os portões serão fechados. A prova começa às 14 horas. Em Curitiba, serão 20 locais de prova. Em Palotina, quatro.

Além do comprovante de ensalamento, os candidatos devem apresentar o original de um documento oficial de identidade. Para realizar a prova, são necessários caneta esferográfica de tinta preta, lápis ou lapiseira e borracha.

A prova da primeira fase será composta por 80 questões de conhecimentos gerais, sobre conteúdos do Ensino Médio. O tempo máximo para a resolução da prova é de cinco horas. A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular será divulgada até o dia 3 de dezembro.

Concorrência e cotas

Entre os cursos oferecidos pela universidade, os mais concorridos são Medicina (30,32 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (21,17); Jornalismo (19,70); e Direito Noturno (17,42). A relação candidato/vaga de todas as 88 opções de cursos da UFPR estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos.

Conforme o edital do vestibular, 20% do total de vagas (1.041) são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública —as chamadas cotas sociais. Outros 20% são destinados a alunos negros. Dos 43,5 mil vestibulandos, 8.983 inscreveram-se nas cotas sociais. Outros 1.875, nas cotas raciais.

A UFPR reservou ainda uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência. A segunda fase do processo seletivo está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro.

Escola Técnica

Simultaneamente ao vestibular, a Escola Técnica da UFPR realiza seu processo seletivo neste domingo (16/11), em fase única.

No total, 3.051 candidatos disputam 370 vagas da Escola Técnica, distribuídas em três cursos que exigem ensino fundamental e em outros seis que exigem ensino médio.

Os cursos mais concorridos são Informática (34,16 candidatos por vaga), Ensino Médio (13,19), Contabilidade (8,23) e Radiologia (6,10). As provas acontecem em quatro locais.

Candidatos aguardam início das provas do vestibular da UFPR, em 2007
Foto: Izabel Liviski | Arquivo