Universitários japoneses visitam a UFPR

A Universidade Federal do Paraná mantém com estas instituições japonesas um acordo de cooperação de 21 anos.

O acordo é de caráter cultural e envolve a PUC-PR como parceira. Todos os anos no mês de julho viajam ao Japão 20 estudantes de Curitiba, sendo 10 da UFPR e 10 da PUC-PR para uma estada de quatro semanas. No mês de agosto é a vez de recebermos os estudantes japoneses, conta ao professor Gondim.

A delegação deste ano veio chefiada pela Profa. Ryoko Murakami a qual durante as quatro semanas acompanhará os estudantes do Japão que conhecerão o dia a dia dos estudantes brasileiros, visitarão os campi da UFPR e da PUC-PR, participarão de encontros, aulas e palestras. Também vão conhecer museus, teatros e outros pontos culturais importantes de Curitiba. Devem ainda efetuar uma viagem a Foz do Iguaçu e ao litoral do Paraná e Santa Catarina.

Os estudantes que chegaram agora estão hospedados nas casas dos estudantes brasileiros que participaram da missão deste ano ao Japão.

Realmente é uma experiência muito importante para a vida profissional destes estudantes tanto dos japoneses como dos brasileiros.

A demanda para participar deste Programa de Intercâmbio Cultural é muito grande. A divulgação é feita na página da UFPR, mas o interesse aumenta entre os colegas dos estudantes que foram no ano anterior e contam suas experiências. Estiveram também na reunião de boas vindas os professores Emika Teramoto e . Ademir Brandelise, que coordenam os acordos de Cooperação respectivamente pela UFPR e pela PUC-PR.

encontro com os alunos japoneses
Foto: Márcio dos Santos

Fonte: ACS