Universidade polonesa busca convênio com a UFPR

Com mais de duzentos anos de história, a instituição polonesa enviou representante ao Brasil para buscar acordos de cooperação internacional, através de intercâmbios e colaboração em estudos científicos na área médica.

Após visitar universidades e faculdades de São Paulo, Andrzej diz que o principal foco da vinda ao Brasil é a cidade de Curitiba. ‘Nós temos convênio com vinte e seis universidades pelo mundo todo, mas nenhum na América do Sul, e nossa prioridade é a cidade de Curitiba’, conta o professor.

A reunião, que contou com vários professores e membros do Setor de Ciências da Saúde, marcou o contato inicial entre a UFPR e a universidade polonesa.

As primeiras impressões foram positivas e segundo o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, um acordo seria muito bem vindo. ‘Já temos convênio com muitos países da comunidade européia, então claro que seria muito interessante termos também com a Polônia’, afirma o vice-reitor.

Segundo Andrzej, os três principais interesses no convênio seriam o intercâmbio de estudantes em curso, os recém-graduados, além da cooperação científica entre as instituições. Após esta primeira visita, uma delegação deve vir da Polônia ao Brasil para que então possa ser feito um acordo formal entre as instituições.

O assessor de relações internacionais, professor Carlos Siqueira, acredita que o convênio será muito importante para a UFPR. ‘Este pode ser o primeiro acordo de mobilidade com o país, e são muito importantes’, afirma o professor.

O professor Andrzej Tykarski e o vice-reitor Rogério Mulinari
Foto: Izabel Liviski