Universidade de Pequim será nova parceira da UFPR

A Universidade de Pequim, instituição visitada pelo reitor Carlos Moreira Júnior e membros da UFPR em missão oficial ao oriente, deverá em breve assinar termo de cooperação com a Federal do Paraná, permitindo que trocas de experiências entre as comunidades acadêmicas possam ser feitas.

Atualmente a Universidade de Pequim mantém cerca de 32 mil estudantes e é a mais importante instituição de ensino superior chinesa. Várias são as áreas de interesse comum entre as duas universidades: energia, meio ambiente, agronomia, engenharias, matemática e computação. Como a Brasil e China são parceiros em outras áreas, a interação na área da educação é incentivada pelos dois governos, o que deverá beneficiar os cursos de graduação e de pós-graduação.

Visita – Na visita a Universidade de Pequim o reitor da UFPR foi recepcionado pelo reitor Zhihong Xu, na qual foi acertada a preparação do projeto de intercâmbio estudantil pelos assessores de relações internacionais das duas instituições.

Ainda no dia 24 de setembro, o reitor Moreira assinou acordo de cooperação em rede envolvendo a CAS – Academia Chinesa das Ciências, IMPA – Associação Nacional de Instituto de Matemática Pura e Aplicada e IMCA – Instituto de Matemática e Ciências Afins do Peru, sob a coordenação do professor Yuan Jin Yun, da UFPR.

Encontro com Embaixador – Outro encontro do reitor em sua missão acadêmica na China, aconteceu com o embaixador do Brasil naquele país, Luiz Augusto de Castro Neves. Na oportunidade, o reitor relatou os encontros que realizou com as instituições de ensino superior e a Academia Chinesa de Ciências. Na ocasião, o embaixador ofereceu o apoio diplomatico para as atividades de intercambio acadêmico que serão realizadas. A politica de aproximação com as embaixadas faz parte da estratega da Assessoria de Relações Internacionais da UFPR realizada pelo professor Antonio Carlos Gondim em conjunto com o ministro Sergio Couri, diretor da Representação do Itamaraty no Paraná.

Reitores Moreira e Zhihong Xu, na Universidade de Pequim

Assinatura de convênio em rede

Visita ao embaixador do Brasil na China

Fonte: Patricia Favorito Dorfman