Universidade comemora os 60 anos do Curso de Física e o Centenário de Einsten

O universo da Física e suas implicações em diversas áreas como Medicina, Agronomia, Indústria Eletro-Eletrônica, Informática, entre outras, será abordado durante a comemoração alusiva ao “Ano Internacional da Física”.

A iniciativa é do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná e acontecerá no período de 11 a 15 de abril, no Centro Politécnico. O evento também remete aos 60 anos do curso de Física da UFPR, comemorados em 2005.

Programação – O programa concentra diversas palestras, oficinas e minicursos. Para a abertura estará presente o professor Moyses Nussenzveig, da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro que destacará o centenário da publicação dos quatro trabalhos históricos de Albert Einstein.

Outros temas de interesse integram o encontro como “Einstein e a Cultura” , “A formação profissional em Física no Brasil de hoje”, “Conceitos e idéias que nortearam a Física no século XX” destacados pelos professores João Zanetic e Luiz Menezes, da USP – Universidade de São Paulo, além do doutor Roberto Martins, da UNICAMP – Universidade de Campinas, respectivamente.

Ainda outras atividades estão previstas como os minicursos sobre “Física Médica” e “Relatividade Geral e Cosmologia”. Já as duas oficinas abordarão o “Eletromagnetismo” e a “Astronomia”. E mais: mesas-redondas, debates e exposição de painéis. As inscrições para as oficinas e minicursos serão realizadas somente no dia 11, das 8 às 11 horas, na entrada do Salão Azul da Subsede do Setor de Saúde, no Jardim Botânico, local onde será realizada a abertura do evento às 9h30min. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3361-3092 e 3361-3418.

Serviço: Semana Comemorativa do Ano Mundial da Física

Departamento de Física da UFPR