Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/Funpar e Sinditest fecham acordo histórico

Nessa terça-feira, 26, no final da tarde, o reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior recebeu representantes do Sinditest e da Funpar para fechar os detalhes do Acordo Coletivo de Trabalho dos Funcionários Funpar/HC 2006/2007. A assinatura deverá acontecer na quarta-feira, 28, na sede da Funpar.

As negociações que começaram em abril levaram a um acordo que traz benefícios que há anos não eram concedidos. Em termos de salário, os funcionários recebem a reposição do INPC mais 20%, que também foi estendido ao vale-creche. Já o vale-alimentação recebeu 124% de reajuste em cima do INPC.

Para o presidente do Sinditest, José Carlos Belotto, esse Acordo demonstra que o diálogo vence barreiras e que é preciso deixar as posições políticas de lado quando se trata de negociar os benefícios para funcionários. ‘A possibilidade da negociação em termos claros, sem envolvimento político, permitiu que a própria CLT fosse alvo das negociações e pudéssemos colher bons resultados para os funcionários. Uma conquista histórica, já que além da reposição do INPC – índice que baliza as negociações entre empregados e empregadores – conseguimos 20% a mais, o qeu valoriza o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no HC’, esclarece. Para Rosângela Nunes Ferreira, primeira vice-presidente, o que se viu nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho desse ano foi a vitória efetiva para o trabalhador. ‘Já participei em duas outras gestões no Sinditest e dessa vez conseguimos vitórias importantes para os funcionários do HC’. Rosângela é há 16 anos trabalhadora da Funpar no HC.

Reitoria reafirma a importância do Acordo – Para o reitor Carlos Moreira Júnior é muito importante poder discutir e dialogar com os líderes do Sinditest, chegando a acordos que efetivamente beneficiam os trabalhadores do HC. ‘Acreditamos que essa vitória será um marco nas relações entre a UFPR/Funpar e o Sinditest, beneficiando exclusivamente quem de direito: o funcionário. Aquele que dedica sua vida a fazer do HC uma referência em termos de saúde e atendimento no País.’

Segundo ele esse Acordo é o resultado efetivo do diálogo franco, honesto e sincero que beneficia o maior patrimônio do HC: o seu trabalhador. ‘Fico feliz em poder oferecer resultados reais e positivos aos funcionários do HC. Espero que no próximo ano possamos dar ainda mais.’ Na finalização do Acordo, os representantes do Sinditest acertaram ainda a liberação de mais um funcionário Funpar/HC para atuação no Sindicato – no caso a própria primeira vice-presidente Rosângela Ferreira; e 30 dias antes e depois de estabilidade no processo do Acordo Coletivo.

Outros benefícios – O Acordo Coletivo de Trabalho prevê ainda outros benefícios aos funcionários. Entre eles:

. Acesso dos empregados, via Sinditest, ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

. Cria a Comissão de Conciliação Prévia;

. Negociação Permanente;

. Assistência Médica via HC;

. Comissão Paritária para avaliar eventuais desvios de função;

. Organização dos trabalhos de escala e remuneração de horas extras.

Foto(s) relacionada(s):


Reitor e dirigentes do Sinditest
Foto: Patricia Favorito Dorfman


Representantes do Sinditest na reunião com o reitor
Foto: Patricia Favorito Dorfman

Fonte: Patricia Favorito Dorfman