Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR TV é finalista em prêmio internacional de televisões universitárias

A UFPR TV é a única televisão universitária brasileira entre as finalistas da categoria programa de estúdio do 8º Premio Nuevas Miradas em la Televisión 2020. Som e Prosa está entre os oito escolhidos para disputar a final do prêmio argentino, que recebeu mais de 50 inscritos de 40 universidades da América Latina e do Caribe. O programa brasileiro vai concorrer com produções de universidades da Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai.

“É uma honra ter o reconhecimento do prêmio. É a primeira indicação internacional da UFPR TV em seus 18 anos de funcionamento e, por isso, trata-se de um acontecimento bem importante para nós. Ficamos na torcida pelo melhor resultado”, comemora Carlos Debiasi, diretor de redação. Os vencedores serão conhecidos até o início de dezembro, de acordo com os organizadores.

Som e prosa

O programa finalista é uma parceria da UFPR TV com a Agência Escola e com a TV Unesp. A proposta foi criada em 2011 em Bauru e foi trazida para Curitiba pelo jornalista Rene Lopez, que é o responsável pela produção e pela apresentação do produto. “A ideia é ser um espaço de divulgação da música autoral na maior variedade de estilos possíveis. Isso porque entendo que é papel da TV apresentar a pluralidade das manifestações que caracterizam nossa cultura brasileira”, define o jornalista. O Som e Prosa oferece espaço para a produção musical local, mas também do Brasil e de outros países.

A Relações Públicas da UFPR TV, Angélica Dal’Negro, explica que o Som e Prosa é gravado em estúdio e tem  30 minutos de duração. Com a pandemia o programa sofreu algumas alterações, mas continua a ser produzido.  “É importante mencionar que o cenário da música autoral é grande e carece de espaço. É preciso quebrar as barreiras do circuito comercial da música e abrir as portas para que a diversidade, os ritmos, os talentos e essa imensidão de timbres sejam notados”, ressalta Angélica.

Rene destaca a importância das televisões públicas, especialmente as universitárias, na valorização e divulgação de conteúdos culturais. “Apesar da promoção da educação e da diversidade cultural serem uma obrigação constitucional para as TVs no Brasil, o que verificamos na prática é que são as TVs públicas e, principalmente, as universitárias que, fora de uma lógica de mercado, valorizam o conhecimento e a popularização das múltiplas identidades do povo brasileiro. Colocarmos o Som e Prosa em uma premiação internacional, carregando um pouco da nossa música, é demonstrar o potencial que a comunicação pública pode ter, quando utilizada a favor do interesse público”.

Assista a um dos episódios de Som e Prosa.

UFPR TV

A UFPR TV está no ar desde 2002. É um espaço para levar conhecimento acadêmico, científico, cultural e de utilidade pública para toda a comunidade. “Nosso catálogo de programas conta, hoje, com sete produções ativas e outras três em parceira com a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Além disso, são mais de 25 produções disponíveis em acervo”, explica Angélica.

O conteúdo da UFPR TV fica disponível no site , no Youtube e  no Facebook. Também é possível acompanhar a programação no Instagram.

Agência Escola

A Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR tem o objetivo de dar visibilidade à produção científica e cultural desenvolvida ou estimulada pela universidade. A ideia é valorizar a informação de interesse público com foco no desenvolvimento social. É um projeto do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) e convênio com a Funpar.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...