Imagem Padrão

UFPR terá Cátedra Camões com participação do Programa de Pós-Gradução em Letras

17 fevereiro, 2022
11:30
Por
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá, pela primeira vez, uma Cátedra Camões, que visa, entre suas propostas, promover ações integradas entre o Curso de Letras-Português e o Programa de Pós-Graduação em Letras. A professora do programa e coordenadora da iniciativa, Patrícia Cardoso, explica que a Cátedra Camões representa um importante reconhecimento por parte do órgão pertencente ao governo português. “Ela distingue a instituição que a possui – no nosso caso, a UFPR como um todo –, chancela sua representatividade no âmbito internacional”, destaca. A cátedra abarca o trabalho de pesquisa e investigação no campo da lusofonia – literatura, língua, história e áreas correlatas. O acordo entre a Reitoria da UFPR e o Instituto Camões deve ser formalizado em breve.

De acordo com informações divulgadas em seu site, o Instituto Camões promove a língua e a cultura portuguesas em universidades estrangeiras com intuito de assegurar a investigação e o ensino em múltiplas áreas disciplinares e multidisciplinares, nomeadamente as de Linguística, Literatura e outras Artes, História e Estudos Pós-coloniais. Seu principal objetivo é revelar o estatuto do português enquanto Língua de Ciência e de Cultura.

A ideia de criação de uma cátedra Camões na UFPR vem sendo discutida, há alguns anos, pelos professores do Centro de Estudos Portugueses da UFPR, ligado à área de Literatura Portuguesa do Departamento de Literatura e Linguística (DELLIN), como ressalta a professora Patrícia Cardoso. “Em março de 2021, com a ideia amadurecida, eu formalizei a proposta de sua criação junto ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua”.

Em outubro de 2021, o Instituto acolheu a proposta da criação da Cátedra, que terá como patrono o escritor português José Saramago. A professora Patrícia salienta que a obra do autor terá destaque, mas não será o objeto de atenção exclusivo das atividades da Cátedra. “Assim, docentes e discentes da Pós-graduação em Letras da UFPR, cujo trabalho se enquadre naquelas linhas de investigação, são bem-vindos a integrar e propor ações a serem abrigadas pela Cátedra”, afirma.

No Brasil, há outras seis Cátedras Camões: a Cátedra Agostinho da Silva, na Universidade de Brasília (UnB); a Cátedra – Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc Minas); a Cátedra Fidelino de Figueiredo, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); a Cátedra Jaime Cortesão, na Universidade de São Paulo (USP);  a Cátedra João Lúcio de Azevedo, na Universidade Federal do Pará; e a Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, na Puc Rio.

Com informações de Comunicação PPG Letras

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]