UFPR tem comissão para cuidar dos arquivos

A exemplo de outras instituições de ensino superior do Brasil, que têm investido em políticas de gestão arquivística de documentos, em conformidade com as normas e legislação especificas, a UFPR também mostrou sua preocupação nesse sentido com a admissão de quatro arquivistas aprovados em concurso

público.
Em função da inexistência de uma política de arquivos na instituição, os arquivistas juntamente com outros servidores se mobilizaram para criar uma comissão que foi instituída através da portaria 1.145/Progepe de 29 de abril de 2009, tendo como principais objetivos:

• Realizar o levantamento e análise situacional de todos os arquivos da UFPR, elaborando assim o pré-diagnóstico para subsidiar um plano de políticas arquivísticas;

• Apresentar os resultados da pesquisa no “I Seminário de Arquivos Universitários da UFPR: políticas de Gestão Documental e preservação da memória institucional”, programado para outubro deste ano.

• Propor a criação do Plano Institucional de Sistema de Arquivos da UFPR que promova a eficiência administrativa através de procedimentos de gestão documental que agilizem a recuperação dos documentos e das informações, auxiliando no processo de tomada de decisões, bem como a garantia do cumprimento da legislação arquivística e das normas nacionais e internacionais de conservação e preservação documental.

“Espera-se com esse trabalho, contribuir para a missão da Universidade como disseminadora do conhecimento, através do ensino, pesquisa e extensão”, destaca a coordenadora Edmeire Cristina Pereira.

A comissão para Assuntos Arquivísticos, presidida por Edmeire Cristina Pereira (DECIGI), é composta por oito servidores técnico-administrativos: Alessandra Schosloski Alves Coutinho, Secretária Executiva – Gabinete/Proec; Ângela Carolina de Castro Simões, Arquivista – Biblioteca Central; Cynara Cristiane de Castro, Arquivista – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; Jane Valeria Pereira, Arquivista – Editora/Proec; João Paulo de Aguiar Januário, Arquivista – Proec; Márcia Cristina Rosato, Antropóloga – Museu de Arqueologia e Etnologia/Proec; Paulo Cesar F.F. de Luna, Controle Acadêmico-CCE e Wilson Rogério Henrique, Técnico-Administrativo – DAP/Progepe.

Fonte: ACS