A Rebio, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, recebeu seis exemplares da árvore Guaritá e três da de Peroba, algumas delas com aproximadamente quatro metros de altura. As espécies se encontravam em área subjacente à reserva, local em que havia vegetação que será suprimida. O replantio integra o acordo feito com o Instituto Chico Mendes para a realização da obra na BR-487/PR (Estrada Boiadeira).
Participaram da iniciativa o engenheiro ambiental do ITTI, João Sachet, o engenheiro civil da construtora Iccila, Diovani Remor, o analista ambiental da Rebio das Perobas, Guilherme Silva, e professor da UTFPR de Campo Mourão, Marcelo Caxambu. A parceria do ITTI com o ICMBio viabilizará oficinas de educação ambiental com os operários da construção da Estrada Boiadeira, que fica no entorno da reserva, além de organizações da sociedade civil na região, como ocorreu em fevereiro de 2013.
O Projeto Estrada Boiadeira – sonho que se realiza – é desenvolvido em parceria pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR. A Universidade atua na gestão ambiental e conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas para os trabalhadores da obra, professores e comunidade das cidades que compõem a área de influência do empreendimento. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação.
Celsina Favorito
De 15 a 17 de novembro, a Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai estrear […]
Centenas de pessoas compareceram ao Teatro da Reitoria para prestigiar o evento “60 anos do golpe – memórias, […]
Você já ouviu falar do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná (Centro MVC-UFPR)? […]
Em novembro, a Universidade Federal do Paraná estará a bordo do navio quebra-gelo científico com destino à Antártica. […]