Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), divulgada nesta semana. A UFPR subiu 3 posições no ranking mundial e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo, em um total de 20.966 avaliadas.

A UFPR está classificada como a 17ª melhor universidade da América Latina e Caribe. É a sexta colocada entre as universidades federais, a nona universidade entre todas as públicas e privadas do Brasil e a primeira colocada no estado do Paraná. O ranking registra, ainda, que a UFPR está na posição 763ª das 20.966 instituições avaliadas e, na área de pesquisa, está na 726ª posição, avançando seis posições em relação à última edição do ranking.

“Imagino que a comunidade da UFPR deva estar orgulhosa do extraordinário progresso alcançado pela nossa instituição no ranking internacional CWUR. Subimos três posições, no ranking mundial, consolidando nosso lugar entre as 3,7% melhores universidades do mundo. Essa conquista é resultado da dedicação e do trabalho coletivo de toda a nossa comunidade acadêmica e que reflete nosso compromisso com a excelência”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

O reitor concluiu ainda que este ranking também demonstra a força e o papel das universidades públicas brasileiras, manifestando que “mais uma vez as universidades públicas do país se destacaram em ranking global, reafirmando nosso papel fundamental na produção de conhecimento e importância acadêmica. Esse resultado reitera que é nas universidades públicas que as pesquisas prosperam, impulsionando não apenas o avanço científico, mas também o progresso social e econômico do nosso país”.

O sistema CWUR, elaborado por uma consultoria dos Emirados Árabes Unidos, avalia universidades e faculdades em quatro quesitos: educação, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. Na área de pesquisa, são medidas a produção científica, publicações de alta qualidade em periódicos de primeira linha, influência e número de artigos citados. O sistema de classificação utiliza indicadores objetivos, sem depender de submissões de dados universitários, analisando 62 milhões de pontos de dados.

A primeira instituição no ranking 2024 é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota 100. Em seguida, está o Massachusetts Institute of Technology (MIT), também dos EUA, com média 96,8. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira da lista, com nota 81,2, e a UFPR aparece na 9ª colocação nacional entre universidades públicas e privadas, com média de 72,1.

Os dados das melhores instituições de ensino superior do mundo, do ranking CWUR, podem ser acessados em aqui.

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...