UFPR sediará Centro Brasil-Alemanha

A criação do centro foi anunciada na última sexta-feira, dia 10, quando o Reitor Carlos Moreira Júnior e o Assessor de Relações Internacionais da UFPR Antonio Carlos Gondim receberam o Reitor da Universidade de Karlsruhe da Alemanha. O Reitor Horst Hippler, daquela universidade, se fez acompanhar por sua Assessora de Relações Internacionais Petra Roth e por seu Coordenador de Relações com a América Latina Victor Martinez. Estiveram também presentes ao encontro o Diretor do Setor de Tecnologia da UFPR Mauro Lacerda e do Setor de Ciências da Terra Silvio de Freitas.

Na reunião entre os reitores também compareceu a convite o professor Paulo Soethe que apresentou um resumo do projeto de criação do Centro Brasil-Alemanha em Curitiba. A Universidade Federal do Paraná é a instituição federal que apresenta o maior número de intercâmbio com universidades da Alemanha, razão pela qual foi a escolhida para sediar esse centro que terá características e vínculos com um similar que está sendo implementado pela USP.

Cooperação tradicional – A Universidade de Karlsruhe apresenta uma cooperação tradicional com a Universidade Federal do Paraná na área de Geodésia, envolvendo o Setor de Ciências da Terra. Nos últimos anos com a atual política de Relações Internacionais da UFPR foi ampliada essa cooperação para o estabelecimento de intercâmbio estudantil, principalmente do Setor de Tecnologia e do Setor de Ciências da Terra. Para este efeito foi assinado um Acordo de Cooperação e nomeados como coordenadores os professores Sergio Scheer e Claudia Krueger.

Acoordo de Cooperação – O Reitor da Universidade alemã assinou também na tarde de sexta-feira um Acordo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná no qual está envolvida a UFPR. Nesse acordo será efetuada transferência de tecnologia para a área de gerenciamento de instituições hospitalares, vinculadas a universidades públicas do Estado do Paraná.

Reitor Horst Hippler e Reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: Izabel Liviski