Pesquisadores em Acústica de várias instituições brasileiras estão em Curitiba para a reunião anual do programa Arquiteturas para um Brasil Musical (Abramus) projeto do Ministério da Cultura e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Cursos e Profissões do Ministério da Educação (Capes). Os representantes da UFPR, Universidades Federais do Pará, Santa Catarina, Santa Maria (RS) e Escola de Música do Paraná estão tratando de um assunto ainda pouco explorado na área, que são as salas ideais para o ensino de música.
Segundo Aloísio Schmid, professor de Acústica da UFPR, escolas de todo País precisam fazer adaptações nas salas para poder ensinar música que, a partir deste ano passou a ser atividade obrigatória na disciplina de Artes no ensino básico. Os participantes do encontro vão fazer sugestões aos diretores de escolas de como devem ser as adaptações para que as salas de aula possam ter boa acústica. Também será proposto técnicas do que deve ter no caso de construção de salas novas.
Entre os participantes está a presidente da Sociedade Brasileira de Acústica, Dinara Paixão. No primeiro dia, terça-feira, as 15 pessoas visitaram as instalações do curso superior de Tecnologia em Luteria. O encontro termina nesta quarta-feira no Setor de Educação Profissional da UFPR.
Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.
Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]
Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]