UFPR sedia nova reunião da Unila

Esta é a oitava reunião do grupo e terá a duração de três dias e pela primeira vez conta com a participação do coordenador de novas universidades do Ministério da Educação, arquiteto Rodrigo Ramalho.

Esse encontro marca também a criação do escritório técnico da Unila na UFPR, sediado no Núcleo de Concursos e coordenado pelo professor Flávio Zanette. A nova universidade funcionará em Foz do Iguaçu, numa área cedida pela Itaipu Binacional. O terreno foi oficialmente cedido para a UFPR, a entidade tutora da Unila e agora começam as negociações para a construção do campus, que terá projetos do arquiteto Oscar Niemayer. Os recursos para a obra estão garantidos pelo MEC.

A previsão é que a nova universidade esteja funcionando no próximo ano. Uma ampla pesquisa vem sendo feita nos países latino-americanos para detectar as necessidades de profissionais e definir os cursos que serão ofertados. “ Queremos começar com a graduação, pesquisa e com linhas definidas de pós-graduação”, disse o presidente da comissão, Hélgio Trindade.

Será o Instituto Mercosul de Estudos Avançados que irá definir as áreas. Uma das definições é que não haverá vestibular para a seleção dos alunos. O critério será a nota do ENEN – o Exame Nacional de Ensino Médio. Enquanto a comissão trabalha para a aprovação do projeto no Senado e define como se dará a implantação, está começando em Foz do Iguaçu, a reforma de oito pavilhões da Itaipu que serão usados pala nova universidade a partir do próximo ano.

LOGOMARCA – Neste primeiro dia da reunião foi lançada a logomarca da UNILA que agora passa a ser usado em todo o material gráfico. Nesta terça-feira, os participantes vão analisar as datas de implantação e a oferta de cursos. Os projetos para a construção do campus será o assunto de quarta-feira, dia 19. O encontro está sendo realizado no Núcleo de Concursos da UFPR, campus do Setor de Ciências Agrárias.

Reunião da comissão de implantação da Unila
Foto: ACS

Fonte: ACS