Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia II Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno de 5 a 7/8

Começou nesta segunda-feira (5), em Curitiba, o II Congresso Brasileiro de Auditoria & Controle Interno (Cobaci 2019). Coordenado pela Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal do Paraná, o evento técnico e científico é promovido pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Botânico.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, deu as boas vindas aos participantes do Congresso e destacou a relevância do trabalho dos auditores. “Não há instituição privada no país que tenha transparência e passe por formas de controle como as instituições de ensino superior. Temos o necessário e correto controle social e, portanto, o nosso valor tem que ser reconhecido assim como demais instituições públicas”, afirmou.

A presidente da Associação Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (MEC), Debora Ceciliotti Barcelos, lembrou o papel da associação. “Nesses dois anos, conseguimos integrar os auditores das instituições federais de ensino, reforçar sua qualidade, mostrar que nossa atuação tem que ser de parceria com os gestores e que a atuação policialesca já está no passado. Temos que contribuir, agregar valor para entregar cada vez mais e melhor”, disse. “Entre os principais objetivos do nosso evento, além da capacitação, está a troca de informações”.

Abertura do Cobaci 2019. Foto: Marcos Solivan

“Temos uma imensa responsabilidade para trazer frutos que possam agregar mais valor às atividades que temos desenvolvido em nossas instituições, que tem tido sua imagem associada a organizações que pouco contribuem para o desenvolvimento do país, queremos mudar esse cenário. Cada instituição tem seu papel para trazer o progresso do país, em especial as universidades e institutos aqui representados, que trazem por meio de seus pesquisadores, professores, técnicos e alunos, contribuições e inovações que encontramos em nossa sociedade”, avaliou o chefe da Auditoria Interna da UFPR, Luiz Eduardo Croesy Jenkins. “Mesmo atuando com recursos limitados das mais diversas ordens, buscamos contribuir para que nossas instituições sejam fortalecidas, minimizem seus riscos e tratem de forma proba os recursos público sobre sua responsabilidade”.

O superintendente da Corregedoria Geral da União (CGU) no Estado do Paraná, José William Gomes da Silva, destacou a programação do Congresso. “Esse evento traz a discussão de vários temas que estão na vanguarda na discussão de controle interno, como governança, gestão de risco e auditoria baseada em riscos. Isso vai agregar valor ao conhecimento dos auditores internos, inclusive alguns colegas que estão em outros órgãos. Nós temos que ajudar a melhoria das gestões, não basta somente apontar erros”.

“O trabalho dos senhores é de vital importância para a CGU e o TCU porque diminui nossa percepção de riscos e auxilia uma gestão mais eficiente, com os recurso que temos hoje, fazendo o melhor trabalho possível”, afirmou o secretário do Tribunal de Contas da União do estado do Paraná, João Manoel da Silva Dionísio.

Foto: Marcos Solivan

O professor Marcos Wagner da Fonseca, diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, também integrou a mesa de abertura. Ainda participam do Congresso a chefe de Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Educação, Carla Baksys Pinto; e a secretária de Controle Externo de Educação, Vanessa Lopes de Lima.

Logo após a solenidade, o docente Antonio Gonçalves de Oliveira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, proferiu a palestra de abertura do Cobaci, abordando “A modernização da gestão e a governança no Setor Público”.

Cobaci

Até quarta-feira (7), a programação debaterá temas relacionados à auditoria interna governamental, ao controle interno, à transparência pública, ao acesso à informação, à prevenção e ao combate à corrupção e outros assuntos pertinentes ao controle interno, externo e social. Haverá palestras de diversos auditores e controladores internos dos poderes executivo e judiciário.

Participam do Congresso servidores públicos, auditores, controladores, gestores públicos e demais profissionais interessados em governança, gestão de risco, controle interno, integridade e compliance.

Confira a programação completa no site do Congresso.

O primeiro Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno foi realizado em 2018, em Brasília/DF. O evento oportunizou a criação da Rede Brasileira de Auditores Internos Governamentais, que visa ampliar o intercâmbio de informações entre auditores internos governamentais dos entes federados e fomentar a cooperação interinstitucional.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...