Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR se envolve em crochê para receber evento internacional de memória, design e moda

Como forma de estimular memória afetiva dos curitibanos, prédio histórico foi um dos que recebeu instalação de peça de crochê. FOTO: Samira Chami Neves/ACS
Como forma de estimular memória afetiva dos curitibanos, prédio histórico foi um dos que receberam instalação de peça de crochê. FOTO: Samira Chami Neves/ACS

Curitiba é a primeira cidade fora de São Paulo a receber o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda e o Seminário Moda Documenta. Realizados simultaneamente – e chamados de Moda Documenta -, os eventos são promovidos pelo Museu da Indumentária e da Moda (MIMo) e, nesta edição, terão realização compartilhada com a UFPR, por meio do Programa de Pós-Graduação em Design. A iniciativa ocorre de 12 a 14 de maio e sua programação integra ainda a Semana de Museus – organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desde 2003, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Como forma de melhor integrar a cidade aos temas que serão debatidos durante o evento – que tem caráter técnico-científico – a organização vem chamando a atenção de quem passa por um dos locais que receberão atividades do Moda Documenta. Desde segunda-feira (02), trabalhos em crochê feitos pelo coletivo curitibano Mãos Urbanas estão sendo instalados em cada um dos 13 lugares que abrigarão os participantes. Espaços da Reitoria e do prédio histórico da UFPR, da Bicicletaria Cultural, do Novo Louvre, do Milho Guerreiro, da Suiane Maria e da Casa Hoffmann já receberam seus pontos de crochê.

uma das organizadoras do evento, a doutoranda em Design pela UFPR, Valéria Tessari, levando em consideração que o Moda Documenta trabalha com os conceitos de moda e memória, a intenção foi levar para a cidade um pouco do que normalmente acaba se restringindo ao meio acadêmico. "Por isso pensamos em presentear Curitiba com essas intervenções e reavivar a memória. FOTO: Divulgação Coletivo Mãos Urbanas/Caroline Muller
Uma das organizadoras do evento, a doutoranda em Design pela UFPR, Valéria Tessari, explica que o Moda Documenta trabalha com os conceitos de moda e memória e por isso a intenção foi presentear Curitiba com essas intervenções e reavivar as lembranças das pessoas. FOTO: Divulgação Coletivo Mãos Urbanas/Caroline Muller

De acordo com uma das organizadoras do evento, a doutoranda em Design pela UFPR, Valéria Tessari, levando em consideração que o Moda Documenta trabalha com os conceitos de moda e memória, a intenção foi levar para a cidade um pouco do que normalmente acaba se restringindo ao meio acadêmico. “Por isso pensamos em presentear Curitiba com essas intervenções e reavivar a memória de quem passa por elas. É difícil ver uma peça em crochê e não ter lembranças disparadas na hora”, conta Valéria.

Os trabalhos manuais foram desenvolvidos por um grupo de 11 mulheres, que se engajaram no projeto dedicado ao Moda Documenta. Desde novembro de 2015, elas se reúnem quinzenalmente para criação das peças. “Queremos convidar as pessoas para olhar a cidade com afeto. Os trabalhos manuais colocados sobre colunas de concreto, paredes, bancos e árvores podem ajudar a lembrar a presença do trabalho humano na cidade e, quem sabe, despertar formas bonitas das pessoas se relacionarem com os espaços coletivos em que vivem”, defende o Coletivo.

26770082941_8cd495ec8a_z
Trabalhos manuais colocados sobre colunas de concreto, paredes, bancos e árvores podem ajudar a lembrar a presença do trabalho humano na cidade. FOTO: Samira Chami Neves/ACS

Moda Documenta 2016

O Moda Documenta objetiva propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos e digitais, apresentando-se como um fórum permanente de pesquisa. Busca promover reflexões que privilegiem os aspectos relativos à memória, à cultura material, à museologia e à moda. Tais campos são enfocados em suas diferentes propostas de registro, catalogação, sistematização, análise e disseminação do conhecimento em Museus e Museologia, História, Antropologia, Design, Moda, entre outras.

logoModaDocumenta2015A edição de 2016 terá na programação mesas-redondas, conferências, palestras e minicursos. Em sessões temáticas e técnicas, serão apresentadas pesquisas realizadas por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área. Uma programação paralela ainda movimenta outros pontos da capital paranaense, com a realização de exposições, bazar, estúdios abertos e lançamentos de livros. Acesse o site do evento para conferir todas as atividades previstas.

O tema que norteará as atividades será “Moda e Memória, em todos os sentidos”. A ideia principal é intensificar o debate em torno da memória, do design e da moda e, ao propor “em todos os sentidos”, abrange os processos de produção e gestão de memórias. “Enfoca os modos como são pensadas as relações entre o tempo e a duração das coisas, os sentidos e sentimentos que as perpassam. Além do tempo, propõe-se discutir o lugar (conceitual) da memória”, descreve o programa do evento.

Para participar como ouvinte, o interessado deve se inscrever diretamente pelo site www.modadocumenta.com.br. A inscrição dá o direito de participar da programação do Seminário e do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda; minicursos têm inscrições separadas.

SERVIÇO

Moda Documenta (6º Seminário Moda Documenta e 3º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda)
Data: 12 a 14 de maio de 2016
Local: Campus da Reitoria, prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade) e outros 11 locais em Curitiba
Inscrições e informações: www.modadocumenta.com.br

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...