Imagem Padrão

UFPR repudia atos golpistas contra a democracia e o patrimônio público do país

09 janeiro, 2023
17:02
Por
UFPR
A Universidade Federal do Paraná vem a público repudiar veementemente os atos criminosos que ocorreram neste domingo, 08 de janeiro, em Brasília. Estes fatos demonstram o desprezo pelas instituições e pelos poderes republicanos democráticos, de forma repulsiva e completamente inaceitável.
.
O regime democrático precisa ser fortemente defendido e repelir de forma exemplar toda e qualquer incitação ao crime, disfarçada ou não, pelo discurso da liberdade de expressão. A democracia não pode ser tolerante com aqueles que desejam subjugar a vontade democrática expressa no voto popular.
.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que agrega os reitores das universidades federais, já expressou prontamente manifesto, do qual a UFPR reforça com deferência e consonância.

Nota da Andifes:
.

Manifestação Pública

Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis. 
Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador destes atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras.
Brasília, 08 de janeiro de 2023

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]