UFPR renova convênio com Lactec e Copel no uso de laboratórios

Parceria UFPR-Copel-Lactec gera pesquisas de qualidade para o estado - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A Universidade Federal do Paraná renovou por mais cinco anos o convênio com o Instituto de Desenvolvimento para o Tecnologia (Lactec) e com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), em projetos hidráulicos realizados em laboratórios no Centro Politécnico. “O laboratório pode ser usado em vários projetos da universidade, com bolsas para alunos de mestrado e doutorado”, exemplifica o reitor Zaki Akel Sobrinho.

O diretor superintendente do Lactec Omar Sabbag Filho acredita que a parceria entre as três instituições é de grande importância para o estado do Paraná. “Trocamos muitas experiências e informação. Nosso espírito é de cooperação, solidariedade e agradecimentos”, relata. Segundo ele, o convênio é importante para a sociedade em termos econômicos, sociais, científicos e tecnológicos.

Lindolfo Zimmer, presidente da Copel complementa: “Os resultados das pesquisas trazem benefícios para a UFPR, para a Copel e principalmente para a sociedade. É uma relação ganha-ganha fantástica e quem mais ganhou foi a sociedade paranaense”. Essa parceria existe há mais de dez anos, e rendeu projetos de destaque no país, como o modelo da mini Belo Monte, projeto de estudo dos impactos ambientais que a hidroelétrica Belo Monte pode trazer para a região do Pará.

Por Juliana Blume (com orientação de Lais Murakami)