UFPR recepciona oficialmente servidores recém-ingressos

O Seminário foi a recepção oficial que a PROGEPE fez aos novos servidores que ingressaram na instituição nos últimos meses. Eles foram recebidos pela vice-reitora no exercício da Reitoria Márcia Helena Mendonça; pelos reitor e vice-reitor eleitos Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari respectivamente; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas Carlos Alberto Pereira do Rosário e a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos Cirlene de Oliveira Pombo Schultz. Em suas palavras de boas-vindas, os gestores da UFPR enfatizaram o quanto os recém-ingressos são importantes para a universidade que caminha para o centenário e que visa, em última instância, formar bons profissionais cidadãos.

Cirlene aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho dos servidores mais “antigos” da casa, cujas atividades foram imprescindíveis para a contratação dos novos – desde a homologação dos concursos, passando pelo recrutamento, as portarias e demais fases, até a implantação na folha de pagamento – é todo um grande trabalho que envolve comprometimento e competência de pessoal. “Que cada um de vocês passe a fazer parte da história da instituição”, disse ela, esperando que o novo grupo também adquira amor pela UFPR e exerça seu trabalho com alegria e competência. Nesse sentido o pró-reitor Carlos Rosário emendou dizendo que uma universidade pode ser melhor a cada dia em seu compromisso social quando trata seus servidores como seres humanos fundamentais para a instituição, dando condições para que tenham motivação: “Ousem, criem, participem”, disse ele aos novos ingressos.

O reitor eleito Zaki Akel Sobrinho adiantou para a platéia que deverá assumir a reitoria em dezembro (aguardam-se os trâmites da nomeação em Brasília) e que seu projeto de universidade priorizará as pessoas. Explicou que a universidade terá sua expansão física com os prédios e equipamentos, mas que o suporte de tudo é o trabalho dos servidores docentes e técnicos administrativos. “Nosso trabalho primará pelo investimento nas pessoas”, disse, ao elogiar o trabalho da atual gestão na PROGEPE que propiciou com o Seminário um verdadeiro rito de passagem para os novos servidores. “Sejam bem-vindos, precisamos de vocês”, concluiu, lembrando que é servidor da UFPR há 25 anos e que os novos representam uma verdadeira oxigenação na instituição.

A vice-reitora no exercício da reitoria Márcia Helena Mendonça convidou os recém-ingressos a fazerem parte da grande fraternidade que é a UFPR. “Aqui vocês estão entre amigos”, enfatizou, dizendo que nutre um amor incondicional pela instituição em que cursou a graduação e a pós-graduação e seu orgulho de ser uma servidora pública docente na casa. Márcia lembrou que capitaneou por três meses a atual gestão da PROGEPE, período em que teve a noção exata da complexidade dos trabalhos que envolvem a gestão de pessoas: ser humano é mais complexo, controverso, difícil, mas também guerreiro quando tem desafios e motivação.

Márcia também fez a palestra “UFPR – Envolvimento e Compromisso” para os novos servidores. Ela foi precedida pelo Secretário dos Órgãos Colegiados Dionei José da Silva e pela professora Elsi do Rocio Cardoso Alano. Dionei explicou toda a estrutura organizacional da universidade e como funciona a instituição e seus conselhos superiores. Ele fez um resumo sobre as funções gerais da universidade, caracterizada como Autarquia Especial, órgão especializado em educação, informações que – para aqueles que ficaram com dúvidas ou não puderam comparecer ao seminário – podem ser obtidas no site www.ufpr.br/soc. Já a professora Elsi ministrou a palestra “Ações Empreendedoras no Serviço Público: Desafios e Possibilidades”, um estímulo para que cada servidor faça a diferença na universidade pela própria atuação.

Novos servidores da UFPR participam do Seminário de Integração

Seminário de Integração dos Novos Servidores da UFPR