Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na manhã desta terça-feira (15), a visita de uma comitiva da Shandong Agricultural University, instituição chinesa de ensino superior. As universidades centenárias acabam de firmar um acordo de cooperação internacional, em parceria que visa potencializar projetos conjuntos e fortalecer intercâmbios culturais.
A programação incluiu uma solenidade, promovida pelo consulado da Hungria, para a assinatura do acordo de cooperação; uma visita ao Gabinete da Reitoria, onde a comitiva chinesa foi recebida pelo reitor da UFPR, professor Marcos Sunye; seguida de tour pela Fazenda Canguiri, unidade da UFPR localizada em Pinhais, que abriga atividades experimentais do campo das ciências agrárias. Na ocasião, o professor João Carlos Bespalhok Filho, vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, destacou o potencial da cooperação como um passo estratégico na aproximação entre as culturas brasileira e chinesa.
Por sua vez, a professora Aida Maris Peres, coordenadora do Escritório de Relações Internacionais (ERI-UFPR), enfatizou o caráter cultural do acordo, lembrando que a UFPR oferece, desde 2023, o curso de mandarim por meio do Centro de Línguas e Interculturalidades (Celin-UFPR). Também, Peres destacou o interesse chinês no ensino da “língua portuguesa com sotaque brasileiro”.
Assinatura de acordo de cooperação e visita à Fazenda Canguiri fizeram parte da programação da comitiva chinesa.
Durante a visita, o reitor da universidade chinesa, Jianbo Xu, afirmou que a instituição está disposta a colaborar com a UFPR em diferentes frentes, especialmente na área das ciências naturais e, de modo geral, nas trocas culturais: “Nós podemos ajudar”, enfatizou. A Universidade de Agricultura de Shandong possui mais de 28 mil estudantes de graduação e cerca de 5,5 mil alunos de pós-graduação. Do ponto de vista de sua internacionalização, a universidade já estabeleceu parcerias com mais de 60 instituições ao redor do mundo.
A comitiva da Shandong Agricultural University foi composta pelo reitor Jianbo Xu, Jiwang Zhang (diretor e professor da Faculdade de Agronomia), Dapeng Li (diretor e professor da Faculdade de Ciência e Engenharia de Alimentos), Guiguo Zhang (vice-diretor da Faculdade de Ciências Animais) e Jifa Li (chefe de seção do Escritório de Cooperação e Intercâmbio Internacional).
O campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta segunda-feira (25), o […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]