
Zaki (à dir.) com Junglos: nova conquista da UFPR em defesa da equidade de gênero e raça. Imagem: UFPR.
A UFPR foi a única instituição de ensino superior do País contemplada, ontem em Brasília, na 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu o prêmio ao lado do responsável pelo relatório encaminhado pelo Comitê Pró-Equidade de Genero e Raça, Aldemir Junglos.
“É uma grande honra receber este prêmio, que comprova, mais uma vez, o compromisso da UFPR com as questões de gênero”, disse Zaki, que foi cumprimentado pela ministra Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Mulinari coordenou projeto
O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, foi o coordenador da iniciativa. Sob seu comando, o Comitê Pró-Equidade de Genero e Raça produziu o documento que serviu de base para a análise da comissão julgadora do prêmio, contendo a descrição detalhada do conjunto das ações desenvolvidas pela Universidade neste campo.
O vice-reitor também foi o principal articulador da mais inovadora e importante iniciativa citada no documento: o Projeto “Conte Conosco” – proposta que disponibiliza uma plataforma virtual na qual pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar. A UFPR é pioneira no desenvolvimento desta iniciativa, que serve de modelo para o Brasil.
Inscreveram-se para o programa, que existe há dez anos, empresas públicas e privadas de todo o País. Desta 5ª edição, participaram cerca de um milhão de trabalhadores. Coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, reconhece as práticas implementadas em empresas públicas e privadas para promover a igualdade de gênero e raça.
Por Aurélio Munhoz
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]