Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe reitor da Universidade de Luanda e assina acordo de cooperação internacional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu nesta segunda-feira (28) a visita do reitor da Universidade de Luanda (UniLuanda), Alfredo Gabriel Buza, como parte de um acordo bastante amplo entre as duas instituições.  O encontro aconteceu no prédio da Reitoria com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Um acordo que visa estabelecer ainda mais as cooperações internacionais da UFPR com outras universidades.

Foto: Leonardo Bettinelli

Durante a visita, o reitor Alfredo Buza esteve acompanhado pela professora Juliana Canga, presidente da Assembleia e membro do Conselho Geral da UniLuanda. Além dos estudantes angolanos que fazem parte do programa de Pós-Graduação em Educação. 

Estiveram presentes também o Diretor do Setor de Educação, Marcos Ferraz, o Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD/UFPR), Paulo Vinicius Baptista da Silva, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, Elisangela Scaff, a professora do setor de educação da UFPR, Marcia Baiersdorf,  e  a  professora associada da UFPR,  Marília Andrade Torales Campos. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Segundo o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca,  esse acordo prevê uma série de colaborações. “Foi um acordo que firmamos aqui na presença da comitiva angolana  bastante amplo e que chamamos de acordo “guarda-chuva”, que prevê depois uma série de colaborações específicas que virão a ser entabuladas. Apesar de ser uma universidade nova, a UniLuanda já tem uma relação estabelecida com a UFPR.  “As relações sul-sul nós consideramos hoje absolutamente estratégicas e eu tenho certeza que vai ser uma via de mão dupla onde o aprendizado para os nossos pesquisadores, para os nossos estudantes que participarem deste acordo, será imenso” 

Para o reitor, Alfredo Buza, as expectativas são grandes com o acordo e parceria firmado entre as instituições. “Soubemos a dimensão histórica da UFPR e que já tem um nome galgado não só a nível do Paraná, do Brasil, mas do mundo inteiro e nós como uma universidade nova termos esse acordo e parceria nos permite caminhar juntos e fazermos trocas. Isso é uma oportunidade ímpar e uma honra muito grande e por isso nós temos a certeza que a partir deste abrir de portas que nós reitores acabamos de assinar, teremos muitas áreas desenvolvendo os trabalhos que desejarem de modo a produzir o conhecimento e facilitar a cooperação sul-sul”.

Alfred Buza compartilha também sobre os principais pilares deste acordo. “Primeiro tem a ver com a mobilidade docente-discente e com esse acordo podemos permitir que docentes da universidade UFPR possam se deslocar para Angola, tanto presencial quanto online e vice -versa. O segundo aspecto tem a ver com o trabalhos conjuntos de pesquisas, então já é possível termos grupos de pesquisas em conjunto com pesquisadores das duas instituições, com trocas de parcerias, treinamentos e participações”, conclui. 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...