Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe duas menções honrosas no Prêmio Capes de Tese

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu duas menções honrosas na 17ª edição do Prêmio Capes de Tese. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021.

Na área de avaliação Ciência Política e Relações Internacionais, o cientista político Ricardo Dantas Gonçalves recebeu destaque pela tese intitulada “Geografia eleitoral: tendências e indicações para o desenvolvimento da Ciência Política”, orientada pelo professor Rodrigo Rossi Horochovski, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

Gonçalves explica que o espaço geográfico é essencial para as análises de diversas linhas de pesquisa da Ciência Política, como representação política, sistemas eleitorais e comportamento eleitoral. Entretanto, as operacionalizações para apreensão dos fenômenos a partir da análise espacial apresentam limitações. Por isso seu objetivo, com a tese, foi indicar caminhos de desenvolvimento metodológico e tendências de pesquisa.

Ele concluiu que há desalinhamentos entre a produção da Geografia Eleitoral internacionalmente e no Brasil. O maior deles é a ausência de conexão com a Geografia Humana. Ele testou as operacionalizações mais recorrentes na literatura e apresentou, como modelo final, uma proposta original baseada em distâncias medidas por redes transitáveis e com peso variável pela densidade local.

“Meu estudo é um convite para que os cientistas políticos brasileiros reflitam sobre as lacunas e limitações da literatura nacional. Entendo que a menção honrosa indica que a área concorda com a relevância do tema e dá mais legitimidade as propostas da minha tese”, avalia o pesquisador.

Já o químico Valmir Baptista da Silva foi mencionado na área de avaliação Química pela tese “Neutralização de agrotóxicos organofosforados e análogos com derivados de imidazol: Elucidação mecanística em prol da segurança química”, orientada pela professora Elisa Souza Orth, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

Em seu estudo, Silva trabalhou a determinação de relações estrutura-reatividade de compostos organofosforados derivados dos pesticidas “Parathion” e “Paraoxon”. A partir disso, ele avaliou o efeito dos grupos alifáticos, aromáticos e heteroátomo em reações de hidrólise alcalina. As mesmas mudanças estruturais foram avaliadas em reações com derivados de imidazol. Nesse caso, o objetivo era determinar mecanismos de catálise básica intramolecular combinada com catálise nucleofílica por esses derivados.

O pesquisador explica que compostos organofosforados são a base de diversos agrotóxicos muito utilizados no Brasil. “Por isso é necessário desenvolver métodos para destruir estoques irregulares dessas substâncias e monitorar o seu uso, quando autorizadas”.

Para ele, receber essa menção honrosa é um grande reconhecimento do trabalho que desenvolve na UFPR. “Ajuda a dar visibilidade para os nossos estudos e pode atrair mais estudantes e colaboradores para o grupo de pesquisa do Programa”. Silva acredita que, para além do próprio estudo, a menção honrosa é uma demonstração do crescimento do PPGQ da UFPR.

Prêmio Capes de Tese

Este ano o Prêmio, que é voltado às 49 áreas de avaliação da Capes, recebeu 1.266 inscrições. Além das 49 ganhadoras, uma em cada área, outras 96 teses receberam menções honrosas.

A seleção leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...