UFPR realiza seminário sobre História da Educação

Nos dias 1 e 2 de dezembro a UFPR isediará o II Seminário: a materialidade da escola primária pelo estudo da cultura material escolar. Voltado para professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, conta com convidados e palestrantes de várias universidades do país.

Segundo a organizadora do encontro, Gizele de Souza, um dos principais pontos a serem discutidos é a história da escola primária no Brasil. Esta questão inclusive está vinculada a um projeto de estudo de pesquisa comparada coordenado pela Professora Dr.ª Rosa Fátima de Souza (UNESP/Araraquara), e financiado pelo CNPq.

Gizele ainda aponta que durante o seminário devem ser abordada a questão da cultura material escolar, com debates e apresentações sobre os objetos que circularam nas escolas públicas do país, além de mostrar particularidades das escolas públicas primárias e seus avanços.

‘É um evento importante para que os acadêmicos conheçam historicamente a exposição da escola brasileira e também para desmistificar alguns pressupostos de que a escola era frágil’, explica.

Ressalta também que além das programações de palestras e outras atividades voltadas ao público acadêmico haverá no dia 02 de dezembro, às 18h30, lançamento de livros e DVD. ‘É um momento muito importante de partilhar nossos estudos com a sociedade’, conclui.

Para mais informações, acesse www.educacao.ufpr.br

Fonte: Ana Cláudia Cichon sob a orientação de Sônia Loyola