UFPR promove inclusão digital de idosos em Matinhos

A iniciativa teve origem na segunda metade do ano passado, a partir da demanda de um grupo de idosos do balneário de Caiobá, no município de Matinhos. À época, o grupo já realizava outras atividades no campus da universidade, principalmente com alunos do curso de Fisioterapia, focando a prática de exercícios de alongamento.

A partir daí, foram ministradas, dentro do projeto de inclusão digital, aulas a respeito do sistema Windows e de aplicativos como o Word e a Internet Explorer, além de noções sobre o uso de aparelhos celulares e de câmeras fotográficas digitais.

Este ano, a inclusão digital contará com duas turmas: uma formada por novos alunos, que ainda não têm noções elementares sobre computadores e outros aparelhos, e outra para os alunos que já concluíram no ano passado o módulo básico.

O projeto também deve ser reforçado em 2010 pela entrada de professores e alunos do curso de Informática e Cidadania, graduação que terá sua primeira turma este ano.

Com o aprendizado na área digital, o projeto visa propiciar aos idosos mais um espaço de socialização e convívio, contribuindo com a manutenção da qualidade de vida. Além disso, o projeto de extensão dá aos acadêmicos que vivenciam a iniciativa uma atividade formativa diferenciada.

Projeto teve início na segunda metade do ano passado

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)