UFPR promove evento sobre Letramento

Professores alfabetizadores das redes municipal e estadual, estudantes universitários e profissionais da área do ensino estarão reunidos até sexta-feira para tratar sobre o letramento – o aprendizado através da leitura – e formas de manipular a leitura em sala de aula. A programação inclui oficinas, mesas-redondas e conferências com a presença de professores da UFPR, Unicamp, Universidade de Lyon-2, da França e da Associação Francesa pela Leitura.

Como parte do calendário do Ano da França no Brasil, o evento trata das formas de aprendizado priorizando a leitura, seja na língua materna ou no aprendizado de outras línguas. Entre os temas de oficinas, estão a leitura para surdos e leiturização através de literatura infantil. Já as mesas-redondas, terão desde letramento e língua estrangeira até leitura e inclusão social. As oficinas, mesas-redondas e conferências proferidas em francês terão tradução.

As atividades do evento serão desenvolvidas no complexo da Reitoria da UFPR, na Secretaria Municipal de Educação e no Colégio Estadual do Paraná.

A realização é do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, através dos departamentos de Letras Estrangeiras Modernas e Psicologia, do Centro de Línguas e do Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho. São apoiadores do evento a Fundação Araucária do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Serviço Social da Indústria (Sesi) e parceiros a Associação Francesa pela Leitura, a Universidade Lyon-2 e a Universidade Estadual de Campinas.

Mais informações pelos telefones 3360-5183 e 3310-2743.

Imagem do cartaz

Fonte: Lais Murakami