UFPR promove em outubro a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Será realizada de 18 a 22 de outubro a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Paraná. O evento faz parte do calendário anual da instituição e tem como foco a análise das mudanças sociais, políticas e econômicas que demarcam um novo momento de desenvolvimento do Brasil, tendo como pano de fundo o compromisso social da Universidade.

Durante a semana, acontecem eventos que apresentam as centenas de ações e pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes da instituição. São eles o 9° Encontro das Atividades Formativas – Enaf; 18° Evento de Iniciação Científica – Evinci; 3° Evento de Iniciação Tecnológica – Einti e o 9° Encontro de Extensão e Cultura- Enec. Podem participar estudantes da UFPR e também outras instituições, neste segundo caso como ouvintes. As inscrições para as oficinas e palestras do Enec e do Enaf estão abertas pelo site www.siepe.ufpr.br, até o dia 8 de outubro. Já nos outros eventos (Evinci e Einti) , não é necessária inscrição antecipada.

A programação é extensa, com diversas atividades acontecendo paralelamente. Serão apresentados 124 trabalhos no Enaf e 185 no Enec, apresentados na forma de pôsteres e divididos nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, trabalho, saúde, tecnologia e produção, vinculados aos programas de Estágio, Monitoria, Observatório da Educação, Programa Institucional de Iniciação à Docência, Programa de Voluntariado Acadêmico e outros projetos de ensino.

Também serão realizadas 38 oficinas ofertadas por professores da UFPR, em atividades formativas e de extensão e cultura. Entre elas estão ‘Ensinando matemática de forma lúdica’; ‘Filosofia, Cinema e Ensino’, ‘O uso do teatro no ensino da filosofia’; ‘Formação inicial deprofessores; como usar a imagem para auxiliar professores a ensinar?’; ‘Juventude e os jogos eletrônicos’; ‘Finanças pessoais’, ‘Plantas Medicinais’; ‘Artesanato em madeira de reflorestamento’, entre outras.

As atividades serão no campus Jardim Botânico (Setor de Ciências Sociais Aplicadas e Setor de Ciência da Saúde – Av. Pref. Lothário Meissner, 3400 Jardim Botânico). Para conhecer toda a programação, locais e horários, basta acessar o site www.siepe.ufpr.br.

Eventos divulgam pesquisas em andamento
Foto: Arquivo ACS

Fonte: Simone Meirelles