UFPR promove concerto em homenagem a Maurício Dottori

Ao completar 50 anos de idade, o professor da Universidade Federal do Paraná, Maurício Dottori, ganha de ex-alunos um ‘concerto-homenagem-surpresa’. Nesta quinta-feira (14), será realizado o concerto ’15 Miniaturas para Dottori’, às 20h30, na Capela Santa Maria. A entrada é gratuita.

Maurício Dottori é compositor e professor do departamento de Artes da UFPR. Leciona há 25 anos, sendo 20 dedicados ao ensino de composição. É considerado o principal professor de composição de Curitiba.

O concerto tomou forma quando o regente da Orquestra Filarmônica da UFPR, Márcio Steuernagel, entrou em contato com alunos e ex-alunos de Dottori para que criassem composições para a homenagem aos 50 anos do professor. A surpresa só foi descoberta há duas semanas, pois era preciso entrar em contato com o departamento de Artes – onde Dottori é chefe.

O programa do concerto é constituído exclusivamente de estreias e reúne miniaturas – pequenas composições de dois a três minutos – compostas por alunos e ex-alunos exclusivamente para a ocasião. Alguns desses ex-alunos enviaram as composições da Europa, onde atuam, e outros virão de Viena e Salvador especialmente para o concerto. O repertório também contará com a execução de uma obra inédita de Dottori.

As obras serão interpretadas pelo grupo de música contemporânea Nova Camerata e solistas convidados, sob a direção de Márcio Steuernagel. Entre os músicos, também estão ex-integrantes da OFUFPR.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR em parceria com o departamento de Artes e apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:

’15 Miniaturas para Dottori’ – Concerto em homenagem ao cinquentenário de Maurício Dottori

Nova Camerata & Convidados

Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Data: 14 de Outubro de 2010 – Quinta-feira

Imagem do cartaz de divulgação
Foto: Proec

Fonte: Lais Murakami