UFPR passa a ofertar curso de Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

09 novembro, 2023
13:13
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

A partir de 2024, o bacharelado em Estatística e Ciência de Dados passa a fazer parte do grupo de cursos ofertados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A formação universitária foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPR (Coun) e, em última instância, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A previsão é que os novos egressos estejam formados até o final de 2025. Serão 66 vagas ofertadas pelo vestibular da UFPR, com duração de oito semestres.

O novo curso é uma reformulação da graduação em Estatística da UFPR. Durante o período de 2021 e 2022 o Colegiado do Curso de Estatística propôs uma reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual agora evidencia ainda mais temáticas recentes em Ciência de Dados. Além do núcleo básico de Estatística, o novo bacharelado envolve uma formação ainda mais computacional e vinculada a projetos de extensão em Estatística e Ciência de Dados.

A nova grade está oficializada desde 2022. Os ingressantes a partir desse ano poderão escolher ser diplomados em “Estatística” ou em “Estatística e Ciência de Dados”. De 2025 em diante, os novos alunos serão diplomados com a titulação no novo curso.

A graduação também terá novas disciplinas obrigatórias. São elas: “Estatística e Sociedade”, “Visualização de Dados Aplicada”, “SQL para Ciência de Dados”, “Aprendizado Supervisionado” e “Aprendizado Não Supervisionado”. Também haverá novas disciplinas optativas e temáticas como “Mineração de Textos”, “Inteligência Artificial”, “Mineração de Dados Massivos” e “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”.

De acordo com o colegiado do novo curso, o bacharelado vai funcionar como um aprimoramento, modernização e atualização da atual formação. “O bacharelado em Estatística e Ciência de Dados oferece uma sólida formação em Estatística, acompanhada de uma base computacional forte, no sentido de entender e utilizar as diversas ferramentas e métodos que podem ser aplicados em análise de dados”, afirma.

Segundo o colegiado, as expectativas são de que os egressos sejam ainda mais capazes de trabalhar com dados complexos e vindos de diferentes fontes. “Esperamos atrair candidatos que pretendem ter uma formação de excelência em Estatística e Ciência de Dados e tornarem-se os profissionais mais procurados por muitas instituições, públicas ou privadas, de pesquisa ou de mercado”, diz.

Foto de destaque: Imagem criada via Inteligência Artificial Microsoft Bing.

Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares

Sugestões

02 setembro, 2025

Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]

02 setembro, 2025

Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]

01 setembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]

01 setembro, 2025

Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]