UFPR participa no sábado do programa Band Pé no Rio

Neste fim de semana, acontece a etapa número dez, última da temporada 2009 do programa ‘Band Pé no Rio’. A equipe da UFPR (‘Gralhas’) disputará com a da UTFPR (‘Onças’) no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.

Neste ano, o programa tem como objetivo trabalhar junto com as comunidades. Os estudantes precisam detectar os problemas ambientais e trabalhar com os moradores para criar melhorias sócio-ambientais na região. Conscientização é o objetivo principal, mas há também competições esportivas.

Conforme as regras, uma vez por mês, duas equipes disputam a competição com gincanas de coleta de lixo, entrevistas com moradores locais, reaproveitamento de materiais e criação de alternativas ecologicamente corretas.

A cada etapa, as equipes acumulam pontos que se somam no final. Neste ano, participam, além da UFPR e UTFPR, as universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Cada equipe é formada por quatro universitários com interesses pela preservação do meio ambiente e pelo esporte. Na equipe da UFPR estão os seguintes alunos: Raquel Martins (Pedagogia), Felipe Silva (Engenharia Mecânica), Aline Sobreira (Geologia) e Rodrigo Neher (Ciências Biológicas).

Na etapa deste sábado, os participantes das duas universidades passarão pelos seguintes projetos sociais de Quatro Barras: ‘Renascer com Arte’, ‘Estar Bem Com a Melhor Idade’ e ‘Reconstituição da Mata Ciliar do lago Merhy’.

As gravações acontecem no dia 7 de novembro de 2009 na avenida São Sebastião, em frente à biblioteca Princesa Isabel, a partir das 8 horas da manhã.

A equipe da UFPR: alunos interessados em esporte e meio ambiente

Nessa semana, a competição é com a equipe da UTFPR

Outras três universidades participam: UTP, Puc-PR e UEPG

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)