Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de seminário sobre saúde da mulher

16145157703_1e87c705a0_z
O seminário “Mais sobre Saúde da Mulher” tratou de políticas públicas para as mulheres curitibanas. Foto: Marcos Solivan

 

Parte da programação que celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Seminário “Mais sobre Saúde da Mulher” aconteceu nesta segunda-feira (9), no Salão de Atos do Parque Barigui, com o objetivo de promover e garantir o acesso aos serviços de saúde voltados à mulher.

Na abertura do evento, foram homenageadas as mulheres trabalhadoras do transporte coletivo, as agentes femininas de trânsito e agentes da Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar e está completando um ano de funcionamento. Os profissionais receberam as homenagens do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e da secretária da Mulher, Roseli Isidoro.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, participou da cerimônia, e ressaltou que o Dia da Mulher é importante não apenas para homenagear as mulheres, mas para reconhecer o papel delas na sociedade. “No Dia da Mulher temos a oportunidade de reconhecer tantos avanços que estão sendo dados à condição feminina na sociedade”, disse o reitor.

Akel Sobrinho lembrou as parcerias estabelecidas entre a UFPR e a Prefeitura e outras ações da Universidade que beneficiam as mulheres. “É um trabalho de sensibilização e de lançar uma semente para o futuro. Nos cursos de Pedagogia, temos trazido esses conteúdos para que os educadores que estamos formando sejam transformadores dessa mentalidade que ainda prega o machismo e a violência contra a mulher, que acho que estão com os dias contados”, afirmou.

O prefeito Gustavo Fruet também destacou as parcerias entre a UFPR e a Prefeitura de Curitiba. Ele contou que muitas ações realizadas pela Prefeitura contam com a colaboração insitucional da UFPR e o apoio de profissionais ligados à Universidade, como no caso da mais recente Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aberta, a UPA 24 horas na Matriz. “E ainda todas as ações de capacitação e qualificação, como os profissionais do magistério que fazem cursos em diferentes áreas da UFPR, e o trabalho de monitoramento da efetividade de políticas para as mulheres como é o caso da Patrulha Maria da Penha, que conta com o reforço do núcleo jurídico de direitos humanos da UFPR”, relatou o prefeito.

Durante o evento, a Agência Curitiba de Desenvolvimento lançou o Prêmio Empreendedora Curitiba 2015. A primeira edição do Prêmio contemplará curitibanas nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Micro e Pequenas Empresas e Ideia Empreendedora. A cerimônia de reconhecimento da Empreendedora Curitibana acontecerá no dia 19 de novembro, data escolhida como o Dia Global do Empreendedorismo Feminino pela ONU (Organização das Nações Unidas). Mais informações sobre a premiação podem ser encontradas no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Também participaram do evento a deputada federal Christiane Yared, as secretárias Roberlayne Robalo, da Educação, e Mirella Prosdócimo, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a presidente da Agência Curitiba S/A, Gina Paladino, o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Wilson Mokfa e o professor do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR, Guilherme Lucchesi.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Assessoria de Comunicação da UFPR: Link

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...