
Zaki (à direita): ““Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”. Imagem: Celepar.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participou do lançamento do programa de formação continuada para gestores dos Espaços Cidadãos. O projeto se baseia no conceito de cidadania digital e objetiva garantir que, em cada Telecentro instalado nos municípios paranaenses, a população seja orientada quanto aos serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado pela internet e ainda receba formação educacional por meio do ensino à distância.
Zaki relacionou quatro pontos que considera fundamentais no projeto: cidadania, educação, “a corrente do bem” formada em torno do programa e, por último, a atuação da Universidade fora da sala de aula. “Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”, comentou, durante webconferência promovida na sede da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), em Curitiba.
Capacitação
O programa pretende capacitar os atuais e futuros gestores dos 399 Espaços Cidadão presentes em 338 municípios do Paraná. Cada gestor receberá um certificado ao final do curso. Além da UFPR e da Celepar, participam como parceiros no programa a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos, Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ainda o Senai (Serviço Nacional da Indústria).
Participaram também do lançamento do programa de formação continuidade para gestores dos Espaços Cidadãos a diretora da Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância da UFPR, Marineli Joaquim Meier; o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o diretor regional do Senai, Marco Antonio Secco; o coordenador de políticas públicas do Sebrae, Luiz Padilha; e o coordenador do Programa Paranaense de Recursos e Práticas Educacionais da UTPFR, Henrique Oliveira da Silva.
ACS da UFPR, com Assessoria de Comunicação da Celepar
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]