UFPR participa de evento internacional da OCDE

A Universidade Federal do Paraná participou da conferência internacional Higher Education in Cities and Regions – For Stronger, Cleaner and Fairer Regions, da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em Sevilha, nos dias 9, 10 e 11. O reitor Zaki Akel Sobrinho apresentou trabalho na manhã de sexta, 11, sobre o papel da UFPR nos esforços de internacionalização do Paraná.

Segundo Aart de Geus, secretário geral da OCDE, no contexto da crise global financeira e econômica, o propósito da OCDE é mobilizar as instituições de ensino superior para contribuírem no desenvolvimento econômico, social e cultural das cidades. Segundo ele, as instituições de ensino podem ‘desempenhar um papel central no desenvolvimento do capital humano e sistemas de inovação e podem ajudar as cidades e regiões a se tornarem mais inovadoras e competitivas globalmente’.

Na sua apresentação, Zaki defendeu o papel central da UFPR no processo de internacionalização do Paraná, construindo ‘fortes laços internacionais’ no contexto do Mercosul. Segundo o reitor, a Universidade da Integração Latino Americana – Unila – é um bom exemplo. A UFPR foi tutora da implantação da nova universidade.

Cássio Rolim, Zaki, Aart de Geus (OCDE) Egon Moesby (Unesco) e Gilberto Carvalho (ag. Curitiba).

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Mário Messagi Júnior