UFPR participa da Conferência Internacional de Estudantes Convênio

Além da pró-reitora de Graduação, professora Rosana de Albuquerque Sá Brito está representando a UFPR o coordenador da Unidade de Intercâmbios e Mobilidade Acadêmica, professor Donizeti Giusti.

O objetivo da conferência é realizar uma avaliação do programa de convênio e programar ações sobre os novos desafios da globalização para a África e América Latina. A UFPR é integrante do programa desde 1964, mas a participação de estudantes estrangeiros aumentou há quatro anos quando foi criada uma unidade exclusiva para cuidar das questões voltadas aos estudantes de convênio. É a UIMA – Unidade de Intercâmbios e Mobilidade Acadêmica. Atualmente há na UFPR 150 estudantes latino-americanos e africanos estudando através do Programa de Mobilidade Acadêmica. O Programa objetiva contribuir na formação dos quadros profissionais da África e América-Latina, que após receberem sua formação no Brasil, retornam aos seus países de origem.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – Entre os conferencistas do evento encontram-se ex-alunos que atuaram nas ações de transformação social e científica ocorridas na África. Dentre eles, destacou-se nas conferências do dia 23, o Prof. Brazão Mazula, ex-graduado, mestre e doutor pela USP, hoje reitor da Universidade Eduardo Mondian de Moçambique e responsável pelas significativas mudanças efetuadas na educação africana.

A conferência destaca a importância da cooperação internacional como

fator preponderante para o desenvolvimento das nações e estreita as

relações entre Brasil e África. O principal avanço obtido nessa área em 2006 foi o Programa PROMISAES – Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior que concede bolsas no valor de um salário mínimo nacional para alunos estrangeiros em dificuldades financeiras. A UFPR, com sua participação ativa na elaboração do texto do PROMISAES, obteve 6 bolsas em 2006. Para 2007, as inscrições para as bolsas ocorrem de 28 de agosto a 13 de outubro.

professores da UFPR no encontro da Paraíba

Fonte: ACS