UFPR outorga título a professor americano na terça-feira

Nesta terça-feira (18), uma sessão pública e solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná será realizada especialmente para outorgar o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao professor Murray Elwood Fowler, conhecido como o pai da medicina de animais selvagens. O evento será às 19 horas, no Salão Royalle do Lizon Curitiba Hotel, na Avenida Sete de Setembro, 2246.

Fowler é editor, coautor e autor de mais de 20 livros na área de Medicina Veterinária, além de mais de 250 artigos científicos. Também é pioneiro no estudo de camelídeos.

Nascido em 1928 nos Estados Unidos, Fowler se formou em medicina veterinária em 1995, na Iowa State University. Três anos depois ingressou como professor da Escola de Veterinária da Universidade de Califórnia, em Davis, como professor de cirurgia de cavalos.

Como atendia animais selvagens esporadicamente, em 1966 foi convidado a montar o programa de medicina de animais selvagens da universidade, que foi o primeiro do mundo na área.

Após 34 anos de trabalho se aposentou e agora é professor emérito, com participações frequentes em conferências, palestras e produção de artigos.

A primeira vinda de Fowler ao Brasil foi justamente na UFPR, em 1985. O encontro foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e a partir disso, o contato entre as duas partes passou a ser constante. Tanto é que em 2002 alunos e professores do curso de veterinária da UFPR interessados em animais selvagens criaram o Grupo Fowler. Dois anos depois o homenageado veio à Curitiba para fundar a Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens.

No ano seguinte, essa associação em parceria com a Biblioteca da UFPR criou o Espaço Fowler no Setor de Ciências Agrárias, com cerca de 30 volumes.

Fonte: Ciro Campos (estagiário) sob orientação de Fernando César Oliveira