UFPR oferta três cursos de capacitação

Estão abertas até sexta-feira, dia 30 de abril, as inscrições para o curso de Metodologia do Ensino Superior, ofertado pela Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas/Progepe em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação. Docentes e técnicos administrativos interessados em uma das 80 vagas disponíveis (serão abertas duas turmas de 40 alunos cada) devem acessar o site www.cdp.ufpr.br/ucap/cronograma2010.html, preencher e assinar o formulário e entregá-lo na UCAP (3º andar da Progepe). Também deverá ser anexada a este documento uma cópia de certificado de pós-graduação, que pode ser em qualquer área de formação. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

José Roberto Cavazzani, dirigente da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), informa que esta capacitação será ministrada a distância, através da Plataforma Moodle/CIPEAD. No entanto, esclarece, “o primeiro encontro será presencial e a não participação do servidor implicará na perda automática da vaga”. A aula inaugural desta capacitação, que tem uma carga de 90 horas/aula, está marcada para o dia 10 de maio, das 14 às 18 horas, no auditório da Progepe (mezanino da Rua Dr. Faivre, 590). A duração do curso é de três meses.

Educação Continuada

A Unidade de Capacitação da Progepe abriu também as inscrições para dois cursos do Programa de Atualização Profissional e Educação Continuada: o primeiro é Oratória e o segundo, Gestão Documental e Preservação da Memória em Arquivos I. As inscrições também se encerram no dia 30 e devem ser feitas imprimindo o formulário no site da CDP ou solicitando junto à UCAP.

O curso de Oratória, que oferta 25 vagas, será ministrado pelo instrutor Marcos Siqueira Campos, no período de 11 de maio a 15 de junho. A formação terá uma carga de 30 horas e terá aulas às terças e quintas-feiras, das 18 às 21 horas, na sala 2 da Progepe. O conteúdo programático deste curso é: Teoria da comunicação; O que é timidez e como superá-la; Comunicação verbal e não verbal; Planejamento e estrutura do discurso; Perfil do Público; Engenharia e Técnica vocal; Profilaxia da voz; respiração e relaxamento; Técnicas para o uso correto do microfone; e Recursos audiovisuais.

O segundo curso ─ Gestão Documental e Preservação da Memória em Arquivos I ─ será ministrado no período de 12 de maio a 16 de junho, também na sala 2 da Progepe, das 18 às 21 horas, às quartas e sextas-feiras. Os instrutores desta formação, que oferece 25 vagas, são Ângela Carolina de Castro Simões e João Paulo Aguiar Januário. A carga do curso é de 30 horas aulas (há previsão de continuação do módulo em mais 30 horas, no segundo semestre). O conteúdo programático traz temas como Legislação arquivística brasileira; Instâncias nacionais e internacionais de onde emanam as políticas de arquivo; Arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação; Gestão documental; Arquivos correntes; Arquivos intermediários; Arquivos permanentes; e Conservação preventiva de documentos.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no edital disponível no site da CDP.

Fonte: Celsina Alves Favorito