O programa nasceu após pesquisa que apontou o interesse de 90% dos estudantes da UFPR em participar de ações voluntárias. Agora os alunos terão essa chance e não só passam a contar com apoio da UFPR e da FUNPAR, como do Centro de Ação Voluntária do Paraná, a organização que gerencia mais de 200 projetos no Estado.
“Os programas que os estudantes irão desenvolver ainda não foram definidos, mas já se sabe que os alunos de Medicina Veterinária estão trabalhando em vários projetos”, destaca a coordenadora executiva do programa, professora Ana Lúcia Jansen de Mello Santana. A coordenadora explica também que esse é um projeto inédito entre as universidades. “Há vários outros no País, mas nenhum com as características do nosso”, garante a professora.
Três mil estudantes – Os organizadores estão otimistas e acreditam que até o fim do ano serão pelo menos três mil estudantes cadastrados no programa. Cada aluno, depois de inscrito, terá chance de escolher a atividade que deseja desenvolver. “Ele será enquadrado naquilo que mais gosta, mas há também a alternativa de formar um grupo e propor projetos específicos’, destaca a coordenadora.
No lançamento do programa às 11 horas do dia 20, haverá uma palestra com Gustavo Baraldi, coordenador da área de Educação e Capacitação da UNIETHOS, o braço do Instituto Ethos. Ele falará sobre “Responsabilidade Social, Cidadania e Voluntariado Universitário”. Na próxima semana também serão realizadas diversas palestras nos setores para explicar aos estudantes as atividades do Centro de Ação Voluntária.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]