Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4)
Por João Heim
Através de ação de coletivos do movimento Hip Hop do Paraná, em parceria com a UFPR, estão abertas as inscrições para o curso “Hip Hop em Extensão”. Através dele, serão formados oficineiros e oficineiras nos quatro elementos característicos do Hip Hop: MC, DJ, Breaking e Graffiti.
A realização do curso é resultado das ações do Grupo de Trabalho Paraná da Construção Nacional do Hip Hop. O curso é coordenado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade PROAFE/UFPR. A ideia da formação é mostrar o Hip Hop como uma ferramenta de educação e transformação social de quem se insere nele.
Serão 10 encontros presenciais, iniciando no dia 04 de outubro e encerrando no dia 06 de dezembro, com duração total de 40 horas. O curso acontecerá no Campus Rebouças da UFPR. Nos dois primeiros encontros, os alunos aprenderão mais sobre a história e a filosofia do Hip Hop. Já nos seis encontros seguintes, haverá formação prática de acordo com a área escolhida na inscrição. Nos dois encontros finais, todos se juntam novamente para aprenderem sobre produção cultural e elaboração de projetos para leis de incentivo.
Um material didático exclusivo foi desenvolvido pelos coletivos para os alunos e alunas. Além de, ao final, todos receberem um certificado oficial da UFPR como arte-educadores no elemento escolhido.
O DJ BK12, membro do GT Paraná e também coordenador do curso, ressalta a importância que essa certificação tem. “A formação, baseada em material didático produzido por mestres da cultura Hip Hop, permitirá que os participantes levem esses saberes para suas comunidades e realizem oficinas, formando novas gerações do movimento. Além disso, abrirá muitas portas e possibilidades para que o Hip Hop continue demonstrando sua importância para a sociedade e potencialize o trabalho de pessoas nas comunidades”, afirma.
O curso oferece 60 vagas, sendo 30 para a comunidade acadêmica da UFPR e UTFPR, e 30 para a comunidade externa. Metade das vagas é destinada a ações afirmativas, contemplando indígenas, quilombolas, povos tradicionais, pessoas negras, ciganas, mulheres, pessoas trans e pessoas com deficiência. Mais informações podem ser conferidas no edital do curso. As inscrições podem ser feitas pelo formulário, até o dia 04 de setembro.
Serviço
Hip Hop em Extensão
Inscrições: até 04 de setembro
Quando: de 04 de outubro até 06 de dezembro
Aulas: Todos os sábados à tarde
Local: UFPR Campus Rebouças: Avenida Sete de Setembro, 2645, Rebouças, Curitiba
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]