UFPR na lista das melhores em pesquisa

De acordo com o levantamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC, a UFPR cresceu 293%, ficando abaixo apenas da Universidade Federal do São Paulo que cresceu 379%.

A UFPR ficou acima de instituições conceituadas como as Universidades Federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Carlos, Santa Catarina, USP e INICAMP. O relatório com base nos dados coletados em 2006 mostra que a UFPR está em 11º lugar no ranking geral das instituições de pesquisa, com 475 pesquisas cadastradas.

De acordo com a pró-reitora da área, professora doutora Maria Beningna Martinelli, o aumento da produção científica se deve ao crescimento da titulação de professores. Metade do corpo docente da UFPR tem doutorado. Em 1.990, a Universidade possuia apenas 20% de doutores.

fachada do prédio Historico
Foto: Izabel Liviski