Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR mantém obrigatoriedade do uso de máscaras na instituição

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou nesta terça-feira (29) uma resolução que mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na instituição. A decisão é baseada na autonomia universitária nas questões sanitárias, reafirmada pela decisão do Supremo Tribunal Federal, e no conteúdo da nota técnica da comissão de cientistas da UFPR, de 28 de março de 2022.

Segundo a portaria, será exigido o uso de máscara facial em ambientes fechados da universidade, bem como em veículos e outros equipamentos fechados da instituição. Como espaços fechados são considerados os ambientes em que há cobertura do tipo telhado, marquise, coberturas que protejam os ocupantes de interpéries como chuva ou sol e, ainda, que sejam cercadas por paredes verticais em relação ao solo.

A normativa recomenda o uso de máscara facial em ambientes abertos, embora sua utilização não seja obrigatória.  São considerados espaços abertos os locais ao ar livre, sem cobertura e sem cercamento por paredes de qualquer tipo.

A Adminsitração Central da UFPR poderá exigir o uso de máscara facial mesmo em ambientes abertos através de outras normas, quando considerar necessário seu uso para a proteção da saúde da comunidade universitária e para conter a propagação do coronavírus em seus ambientes.

Portaria da UFPR mantém obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados da instituição. Foto: Marcos Solivan

Nota da comissão de cientistas da UFPR

A Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Vírus Covid-19 da UFPR debateu, remotamente, a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras na instituição. Como conclusão, a organização considera que a abolição do uso de máscaras de forma irrestrita ainda é precipitada, uma vez que muitos recintos da UFPR, em particular salas de aula, estão sendo ocupados plenamente, gerando situações em que servidores e estudantes interagem a distâncias menores que 1,5 metro por mais de 15 minutos.

Para a comissão, nessas situações, o uso de máscara facial é a medida mais eficaz para evitar a transmissão de Covid-19. Além disso, com a chegada do outono e a aproximação do inverno, é predito que haverá aumento de doenças respiratórias e, entre elas, da Covid-19.

Retomada presencial

Em janeiro, a UFPR aprovou a apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19 para acesso e permanência nas dependências da instituição. O passaporte é solicitado a professores, alunos, técnicos, terceirizados e comunidade externa.

Desde 14 de fevereiro, a universidade retornou todas as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão, bem como as atividades-meio, cumprindo os protocolos de segurança emitidos pelas autoridades sanitárias e pela administração da UFPR.

Leia mais sobre o assunto:

UFPR aprova apresentação do comprovante vacinal para atividades presenciais

UFPR publica resolução sobre exigência de comprovação vacinal contra Covid-19

UFPR divulga orientações, normas e regras para o retorno presencial

UFPR divulga guia para retorno presencial

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

 

 

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...