UFPR mais que dobra área do campus Palotina

Adjacente ao terreno atual da universidade, a área foi adquirida por R$ 1,96 milhão. Os recursos foram obtidos pela UFPR através da Sesu – Secretaria de Ensino Superior do MEC e do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

A área total da universidade, até então, era de aproximadamente 135 mil metros quadrados. Com a nova aquisição, o tamanho mais do que dobra —passa para 280 mil metros quadrados.

Além do terreno, o seminário tem um prédio de três andares com 2,7 mil metros quadrados de área construída.

A escritura do imóvel foi assinada na última segunda-feira (9/3) pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e pelo padre Paulo Horing, representante da Ordem São Vicente Pallotti.

“O plano diretor da universidade irá definir o tipo de utilização dessa área”, explica o professor Luciano Bersot, vice-diretor do campus Palotina. “Em princípio, devemos ter lá novas salas de aula, gabinetes de professores e um anfiteatro, por exemplo.”

Fundado em 1993, o campus Palotina da UFPR oferece hoje quatro cursos de graduação: Medicina Veterinária, Tecnologia em Biocombustíveis, Tecnologia em Aquicultura e Tecnologia em Biotecnologia. Esses três últimos foram criados este ano.

Nos próximos dois anos, serão implantados os cursos de Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental (2010) e de Agronomia (2011).

Na imagem aérea, a área atual do campus Palotina (em azul) e o terreno adquirido (em vermelho)

Fonte: Fernando César Oliveira