Evento será entre os dias 5 e 12 de outubro em Matinhos, no setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Com informações da UFPR Litoral
Com o oferecimento de oficinas, minicursos, rodas de conversas, saídas de campo e outras atividades, a UFPR Litoral receberá o IX Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Ambientais (ENECAMB). O evento acontecerá entre os dias 5 e 12 de outubro, esperando receber estudantes de Ciências Ambientais, docentes e pesquisadores de todo o país.
O ENECAMB é um espaço de diálogo interdisciplinar, que promove debates sobre questões acadêmicas, políticas e socioambientais. O tema da edição de 2025 será “A Territorialização como prática política e pedagógica”. A intenção do evento é promover um intercâmbio de setores e fortalecer redes de mobilização estudantil. Com debates sobre mudanças climáticas, racismo ambiental e políticas de conservação.
A escolha do litoral paranaense para o evento não foi por acaso. A região abria a Grande Reserva Mata Atlântica, a maior área remanescente contínua do bioma no país. Esta área sofre ameaças e pressões de grandes empreendimentos que ameaçam a biodiversidade local.
As atividades do encontro estão divididas em duas etapas: a primeira, com atividades na UFPR Litoral, realizando mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Já a segunda parte, na Ilha do Mel, contará com uma imersão socioambiental junto à comunidade caiçara que habita a ilha. Os moradores da Ilha do Mel são reconhecidos pelas práticas de turismo de base comunitária e conservação da Mata Atlântica.
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]