UFPR Litoral recebe a visita dos Assistentes Sociais da UFPR

O Encontro, intitulado “Conhecer e Compreender: 1º. Encontro de Interação de Saberes em Serviço Social” coincide com a comemoração que vem sendo realizada em todo o Brasil, referente aos 70 anos de existência da profissão no país, implantada em 1936 e aos 50 anos de sua regulamentação ocorrida em 1957.

No período da manhã, o diretor do Campus Litoral, Valdo José Cavallet fez a Abertura do evento destacando a importância do Serviço Social, tanto para os servidores da UFPR, quanto para a população usuária das políticas sociais encampadas pela Universidade. Destacou ainda, a importância das parcerias que vêm sendo estabelecidas entre as Pró-Reitorias da UFPR e o Campus Litoral para o desenvolvimento de Projetos que envolvem servidores técnico-administrativos, servidores docentes e a comunidade em geral.

Em seguida, os visitantes realizaram um “tour” pelo campus para conhecer as instalações físicas já existentes e aquelas que estão previstas para o ano de 2008. Além disso, conheceram outros docentes do campus, o Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral, o Mapa Curricular do Curso de Graduação em Serviço Social e os Projetos Sociais que vêm sendo executados por docentes e estudantes de Serviço Social nas escolas e comunidades da região do litoral.

No período da tarde, foi a vez dos assistentes sociais dos setores da UFPR apresentarem os trabalhos que desenvolvem nas áreas de Recursos Humanos, Saúde, Jurídicas e Projetos de Extensão.

Participaram do evento 30 assistentes sociais. A distribuição ocupacional dos assistentes sociais participantes deste Encontro são: PROGEPE, HC, Maternidade Víctor Ferreira do Amaral, Setor de Ciências Jurídicas e PROEC.
Inicialmente, a PROGEPE apresentou as políticas existentes na Unidade de Assuntos do Servidor e Unidade de Movimentação e Acompanhamento de Pessoas para o atendimento de servidores ativos, aposentados e estudantes esclarecendo inclusive os tipos de atendimento que o Programa C.A.S.A. oferece aos estudantes da UFPR.

Logo após, o Hospital de Clínicas apresentou a prática profissional dos assistentes sociais na área da Saúde. Esta área conta com assistentes sociais no Pronto Atendimento do HC, na Maternidade do HC, nos processos de Internação, Recursos Humanos do HC, Ambulatório de Funcionários e Ouvidoria. Destacou-se também, o trabalho desenvolvido na Maternidade Víctor Ferreira do Amaral, no Hospital do Trabalhador e na implantação da Política de Acolhimento por ocasião do luto no próprio HC.
O Núcleo de Prática Jurídica do Setor de Ciências Jurídicas fez sua apresentação enfatizando o atendimento gratuito que oferece à população de baixa renda.

Finalizando, a PROEC destacou o trabalho de Capacitação com os Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, Educadores do PETI e Programa Sentinela, visando a garantia de direitos para a Infância e Adolescência. Enfatizou a parceria já existente com a UFPR Litoral, que Coordena este Projeto de Capacitação na região.

Este 1º. Encontro da UFPR Litoral é uma iniciativa de todos os profissionais do Serviço Social da UFPR, que desde o final de 2006 manifestaram a necessidade de trocar experiências com o meio acadêmico da profissão e participar da construção do Curso de Serviço Social do Campus Litoral, o que vem sendo extremamente positivo para o conjunto da categoria e especialmente para os estudantes do curso de Graduação.

assistentes sociais conhecem laborátórios
Foto: UFPR Litoral