Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Litoral inaugura NAPNE

A multiculturalidade deu o tom para as apresentações de mais de uma dezena de grupos de dança das Escolas Especiais dos municípios do Litoral – Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Paranaguá, Antonina, além de Curitiba, como o grupo Limites Cia. de Dança. O Grupo é composto por 10 integrantes que desenvolvem trabalho de dança contemporânea unindo bailarinos com e sem deficiência física, objetivando explorar os limites do movimento expressivo construindo um caminho de investigação estética fundamentado na diversidade corporal.

Outras apresentações – Também fizeram parte do evento apresentações de grupos de música e de teatro popular, como a representação do ‘Bumba Meu Boi’. Todas as apresentações foram feitas no palco da tenda do campus do Litoral. De acordo com a professora Vera Israel, vice-diretora da UFPR Litoral e coordenadora do LABNAPNE, desde que o NAPNE foi criado em 2006, já havia a intenção de que ele fosse instalado também na sede litorânea da universidade. “Nós conseguimos concretizar esse projeto com recursos do MEC. O NAPNE está aqui para apoiar as pessoas com necessidades especiais no litoral”, afirma a vice-diretora.

Diversidade – O Grupo de Dança Alegria, da Escola Especial do Pequeno Cotolengo do Paraná, apresentou um trabalho inspirado na música ‘Alegria’, do Cirque Du Soleil. Também foram expostos trabalhos manuais, como os da Escola Especial Bem-me-quer. Atuando no Município de Matinhos há mais de 17 anos, a escola trabalha com alunos de 0 a 56 anos.

A platéia – Formada por servidores do campus e por dezenas de pessoas das escolas do litoral, as apresentações foram saldadas com muitos aplausos. A inauguração do NAPNE demonstra a disposição do Setor Litoral em ampliar seus espaços de inclusão. O diretor da UFPR Litoral, professor Valdo Cavallet, acredita que o laboratório vai contribuir com toda a comunidade acadêmica. “Além da inclusão das pessoas com necessidades especiais, nós buscamos também a humanização dos nossos funcionários e alunos” diz Cavallet.

Presenças – Estavam presentes a pró-reitora de Graduação e Ensino Profissionalizante, professora doutora Rosana de Albuquerque Sá Brito, representando também a vice-reitora da UFPR, professora doutora Márcia Helena Mendonça; o Diretor do Setor Litoral, professor doutor Valdo José Cavallet; a vice-diretora do Setor Litoral, professora doutora Vera Israel; a diretora do Núcleo de Concursos, professora Neusa Rosa Nery de Lima Moro; a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, professora Laura Ceretta; o representante das Escolas Especiais, Cássio Adriano Lombardo e a representante do Laboratório do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, professora Marília Ferreira Murata.

Foto(s) relacionada(s):


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski


Apresentação na UFPR Litoral
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Colaborações de Rosana Bittencourt, UFPR TV e de Jussara Araújo, UFPR Litoral