A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca
O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, desde a última quarta-feira (6), a exposição itinerante “As vilas e populações caiçaras do Brasil”. A ação é realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do projeto de extensão “Conhecendo e vivenciando as Artes Visuais”.
A iniciativa surgiu com a proposta de exposição virtual. Durante a pandemia de Covid-19, fomentou diálogos sobre os modos de ser, estar e viver no território caiçara – do litoral sul fluminense ao litoral norte de Santa Catarina – por meio de fotografias, pinturas, gravuras, depoimentos, músicas, entre outras formas de expressão e linguagem.
À época, trabalhos produzidos por pessoas de diferentes perfis possibilitaram a construção de uma experiência coletiva que teve como tônica o retrato de paisagens que não se constituem a partir de uma natureza de Mata Atlântica intocada e preservada da ação humana. O foco do projeto: a relação das pessoas e comunidades que, tradicionalmente, habitam e preservam esse ecossistema com a sua fauna, flora e cursos d’água, mediante conhecimentos ancestrais de matemática, física, botânica, agricultura, artesanato, arquitetura, música, dança, poesia, culinária, navegação.
A versão física da exposição, composta por um conjunto de dez totens e catálogo, apresenta os resultados desse processo, que se desenvolveu em duas edições: “Paisagens caiçaras” (2021) e “As vilas e populações caiçaras do Brasil” (2022). A íntegra do material está disponível aqui.
A mostra, que conta com a participação da Superintendência do Instituto no Paraná e dos cursos de Design, Luteria e Produção Cênica da Federal, compõe a programação do Iphan para o Mês do Patrimônio, celebrado em agosto.
Três montagens da exposição já foram realizadas em território caiçara, em Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Paraná. Nessas duas últimas localidades, a mostra continua aberta à visitação nas bibliotecas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (Ilha do Mel) e do Centro de Estudos do Mar da UFPR (Pontal do Sul e Miramar).
Exposição “As vilas e populações caiçaras do Brasil” na UFPR Litoral, em Matinhos
Período: 6 de agosto a 12 de setembro (de segunda a sexta, das 8h às 22h)
Local: Hall do Auditório da UFPR Litoral (Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá – Matinhos)
Informações: (41) 3264-7971
Entrada franca

Notícia produzida pela equipe de Comunicação do Setor Litoral da UFPR, com informações do Iphan
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]