UFPR Litoral abre inscrições ao vestibular 2005

São oferecidos para este primeiro vestibular do novo campus da UFPR dois cursos de nível superior: Fisioterapia com 30 vagas, turno diurno e Gestão Ambiental, 30 vagas, também diurno. Já para o nível profissionalizante são quatro cursos: técnico em Agroecologia com ênfase em Aqüicultura, 36 vagas, diurno; técnico em Enfermagem, 25 vagas, noturno; técnico em Hotelaria, 35 vagas, noturno; técnico em Transações Imobiliárias, 35 vagas, noturno.

Inscrições – As inscrições serão feitas somente pela Internet, no site da UFPR/Núcleo de Concursos – www.nc.ufpr.br até as 14 horas do dia 6 de junho. Segundo o coordenador para vestibular do Núcleo de Concursos, professor Erasmo Gruginski, este horário foi estipulado para que o candidato possa fazer o pagamento da inscrição no banco. ‘E o último dia de inscrição, inclusive para pagamento, é o dia 06 de junho’, explica.

As provas do processo seletivo para a UFPR Litoral serão nos dias 19 de junho – primeira fase para os cursos de nível superior e para os cursos profissionalizantes, e 3 de julho a segunda fase para os cursos de nível superior. As provas acontecem sempre no período da tarde e no Litoral. As aulas começam dia primeiro de agosto.

Cotas – Também para a UFPR Litoral serão aplicadas as cotas, com 20% de vagas para as sociais e para as raciais. ‘O processo será o mesmo que o aplicado no vestibular 2005 da UFPR. Os negros terão que comprovar sua fenotipia negra e os alunos de escola pública que cursaram o ensino médio e o fundamental em escola pública’, expôs o reitor.

Durante a entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira, o reitor Carlos Augusto Moreira Jr explicou que a escolha dos cursos levou em conta as necessidades do litoral e também formações que a UFPR ainda não oferecia. ‘Os cursos de nível superior são cursos novos na UFPR e irão auxiliar a economia do litoral e proporcionam a quem buscava tal formação a possibilidade de fazê-la em universidade pública.’

Local – O campus da UFPR no Litoral funcionará nesta primeira fase em Matinhos, nas antigas instalações da Associação Banestado que estão sendo reformadas. Hoje, são quatro salas de aula, laboratório de Informática e uma biblioteca. Até o próximo ano serão construídas mais 36 salas de aula e um auditório. ‘É importante frisar que este novo campus só está sendo viabilizado por existir a parceria da UFPR com o Governo do Estado, que está reformando o espaço físico, com as prefeituras do Litoral e com o Governo Federal. Todos juntos pensando na importância de se oferecer educação gratuita e de qualidade’, afirmou o reitor.

A UFPR Litoral tem, atualmente, 12.712 metros quadrados de área e 4.474 m2 de área construída. Para o segundo semestre de 2006 deverão estar construídos outros 8.080 metros quadrados.

Numa segunda etapa serão realizadas atividades também nas antigas instalações da Associação Banestado em Praia de Leste. A intenção é criar o curso de Ciência do Esporte.

Reitor em coletiva para a imprensa sobre a UFPR Litoral
Foto: Isabel Liviski