As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para ampliar o acesso e garantir a participação de estudantes indígenas, o Núcleo Universitário de Educação Indígena (Nuei), vinculado à Coordenadoria de Políticas para Povos Tradicionais e Originários (CP-Povos/Proafe), realizou visitas a aldeias no litoral, em Curitiba e na Região Metropolitana.
Entre o fim de julho e o início de agosto, a equipe do Nuei esteve presente nas comunidades para oferecer acolhimento, orientações e apoio direto no processo de inscrição. Pela primeira vez, as ações chegaram ao litoral, em parceria com o PET Litoral Indígena da UFPR. No dia 22 de julho, foi promovido um encontro no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá, com participação de estudantes das aldeias Guaviraty (Pontal do Paraná), Takuaty (Paranaguá) e Kuaray Guata Porã (Guaraqueçaba).

Também foram realizadas, entre 24 de julho e 4 de agosto, visitas às aldeias Território Sagrado Floresta Estadual Metropolitana e Araçaí (Piraquara), Kakané Porã (Curitiba) e Kogun Já Má (Campo Largo). Nessas ocasiões, a equipe esclareceu dúvidas, orientou sobre o processo seletivo e auxiliou na efetivação das inscrições.



As iniciativas fazem parte da estratégia da UFPR para fortalecer a presença indígena no ensino superior, respeitando a organização própria de cada comunidade e promovendo o acesso qualificado à universidade. A ação reafirma o compromisso institucional com políticas afirmativas que garantem o direito à educação pública, gratuita e de qualidade para os povos indígenas.
Com informações da Proafe/UFPR
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]