UFPR lança segunda-feira, dia 28, projeto da Universidade Aberta da Maturidade

A Universidade Federal do Paraná lança na segunda-feira, dia 28 , às 11 horas, o projeto da Universidade Aberta da Maturidade. O objetivo é dar a oportunidade de uso dos espaços e troca de conhecimentos entre a comunidade interna da UFPR e pessoas com mais de 55 anos. A solenidade de lançamento será no Gabinete do Reitor, com as presenças do reitor Zaki Akel Sobrinho, da coordenadora do projeto, professora Maria Emilia von der Heyde e de autoridades universitárias.

O projeto da Universidade Aberta da Maturidade será implementado por meio de atividades diversas, voltadas a moradores de Curitiba e região metropolitana. As atividades envolvem cursos, oficinas, eventos e visitas coordenadas pelos servidores da UFPR, palestras apresentadas pelos professores, técnicos e aposentados desta Universidade. Todas as ações visam contribuir para a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural e social dos idosos envolvidos no projeto. Os temas abordados envolvem Direito e Saúde do Idoso, Inclusão Digital, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, entre outros. No primeiro momento, as ações serão desenvolvidas em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, sediada em Curitiba, e com o Serviço Social do Comércio (Sesc)

Com a participação da comunidade acadêmica da Universidade, na organização e desenvolvimento das atividades, o projeto quer estimular o diálogo interdisciplinar a respeito do tema e do público-alvo, bem como oferecer oportunidade de aprendizado sobre as possibilidades de atuação profissional voltada às necessidades específicas dos idosos. Do lado da UFPR, pretende-se estimular projetos de extensão que apresentem inovações e melhorias na qualidade de vida dos envolvidos.

As pessoas que têm mais de 55 anos interessadas em participar das atividades podem se inscrever na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, localizada no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, a partir de segunda-feira, dia 28, após as 11 horas, e até o dia 10 de junho em horário comercial. As inscrições, bem como as atividades, são gratuitas. Para mais informações sobre o projeto, basta ligar para 3310-2601.