A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do antigo músico pistonista da Orquestra Sinfônica da UFPR, Geraldo Elias de Souza – aos 93 anos de idade –, que ocorreu na última quinta-feira (23). Nas décadas de 60 e 70, Geraldo integrou a Orquestra Sinfônica da UFPR como primeiro trompete, exercendo também a função de tesoureiro no grupo.
Natural do Rio de Janeiro, o músico iniciou seus estudos de trompete com seu pai Heitor Elias de Souza e, posteriormente, graduou-se em trompete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1972.
Ao longo da carreira musical, foi trompetista da Rádio Tupi e das orquestras das rádios Nacional e Mundial, além de ter participado de gravações com a orquestra de Paulo Moura.
Orquestra Sinfônica da UFPR
Em 1946, três jovens universitários – Kalil Rahe, Hélio Brandão, Gabriel Brandão – e o Capitão Flamarion Pinto de Campos se reuniram e formaram a Orquestra Estudantil de Concertos que, após seguidas apresentações trabalhando pelo desenvolvimento da música erudita no estado, foi transformada em Orquestra Sinfônica da UFPR em 1958, na inauguração do Auditório da Reitoria.
A orquestra era uma organização com administração independente, subvencionada e reconhecida oficialmente pela Reitoria da UFPR. O grupo realizou concertos em Curitiba, em outras cidades do estado do Paraná e nas principais capitais brasileiras.
Contrato de R$ 15 milhões com a empresa Nutriville foi firmado na noite desta segunda-feira (28) e garante […]
Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]
Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]
Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]