nota de pesar

UFPR lamenta falecimento do professor João Lúcio Azevedo

07 agosto, 2026
16:40
Por Bruna Bertoldi Gonçalves
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente o falecimento do professor João Lúcio Azevedo, ocorrido na última quinta-feira (6). A UFPR, enlutada, presta solidariedade à família, colegas e amigos nesse momento.

Professor aposentado do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sua trajetória na UFPR está diretamente relacionada à consolidação da Linha de pesquisa em Genética de Microorganismos, do Programa de Pós-Graduação em Genética. O docente foi o pioneiro e principal responsável pela implantação.

O professor João Lúcio iniciou as atividades de orientação no laboratório de Genética de Microorganismos da UFPR no começo da década de 1980. Por meio da dedicação e da regularidade no deslocamento para Curitiba, viabilizou a continuidade e o fortalecimento dessa linha de pesquisa, que se mantém ativa e produtiva.

Reconhecido pela orientação de mais de 200 pós-graduandos, o pesquisador também estendeu sua colaboração científica a instituições em Caxias do Sul, Maringá e Manaus. Essa atuação em rede é reconhecida pelos pares como fundamental para o desenvolvimento nacional da área de Genética de Microorganismos, com destaque para a micologia. 

O Setor de Ciências Biológicas solidariza-se com os familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica, e presta homenagem à memória deste profissional que deixou um legado de excelência e dedicação à ciência brasileira. 

O velório foi realizado nesta sexta-feira (7), na Sala Premium do Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba, em São Paulo. O sepultamento ocorreu durante a tarde, no mesmo local. 

Sugestões

23 setembro, 2026

Ação mobiliza público a ajudar na manutenção dos estoques de sangue do Biobanco do Hospital de Clínicas da […]

21 setembro, 2026

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) participa da 20ª Primavera de Museus, […]

21 setembro, 2026

Iniciativa da UFPR, em parceria com a UEL, documenta e estuda vegetação remanescente da área rochosa que ocupava […]

21 setembro, 2026

Apresentação reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros  O Coro da UFPR realiza uma apresentação no dia 30 […]